Notícias

Sinoreg-SP recebe representantes dos notários e registradores do Estado da Bahia

12-06-2015

Reunião entre representantes das entidades de classe e comitiva baiana promove a discussão sobre a possibilidade de privatização dos cartórios do Estado da Bahia

Na manhã desta segunda-feira (20.08) representantes das entidades de classe do Estado de São Paulo e dos serventuários do Poder Judiciário do Estado da Bahia estiveram reunidos no escritório do presidente do SINOREG-SP, com o objetivo de discutirem a questão da privatização dos cartórios na Bahia.

Na ocasião, os representantes dos notários e registradores do Estado da Bahia procuraram reunir o maior número de informações relativas a experiência do Estado de São Paulo com a privatização das serventias extrajudiciais, bem como soluções de âmbito estadual adotadas para o custeio dos atos gratuitos do registro civil de nascimento e óbito, do casamento das pessoas declaradamente pobres, além da complementação da renda bruta das serventias deficitárias.

Os visitantes foram esclarecidos de todas as suas dúvidas e apreensões, receberam sugestões e obtiveram dos representantes paulistas o compromisso para a colaboração e participação em todos os aspectos possíveis e na viabilização do projeto de privatização dos serviços notariais e de registros do Estado da Bahia. Os representantes das entidades de classe do Estado de São Paulo colocaram-se, ainda, à disposição, se necessário, para receberem as autoridades daquele Estado ou de se deslocarem até elas quando das reuniões em que o tema for tratado.

A comitiva baiana foi formada pela diretora-presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Judiciário do Estado da Bahia (SINPOJUD); pela supervisora da Central de Títulos e Protestos (C.P.T) e tabeliã de protesto, Dra. Marli Pinto Trindade; pela tabeliã do 12º ofício de notas, Dra. Conceição Gaspar; pela diretora do serviço social do SINPOJUD, Dra. Jaciara Cedraz, e pelo oficial de registro de imóveis em Salvador, Dr. João Heguet Neto. Tais autoridades foram recebidas pelo presidente do Sinoreg-SP, Dr. Claudio Marçal Freire; pelo 1º secretário do sindicato e presidente da Arpen-SP, Dr. Antonio Guedes Neto; pelo presidente do Instituto de Estudos de Registro de Títulos e Documentos e Civil das Pessoas Jurídicas (IERTD), Dr. José Maria Sivieiro; pelo presidente da Associação dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), Dr. Flausilino Araújo dos Santos; pelo representante do Colégio Notarial – Seção São Paulo (CNB-SP), Dr. Ubiratan Pereira Guimarães, e pelo presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil – Seção São Paulo (IEPTB-SP), Dr.José Carlos Alves.