Notícias
Pinga-fogo jurídico debate questões financeiras e tributárias e o avanço da tecnologia
A XXV Congresso Brasileiro de Direito Notarial e de Registro (Congresso da Anoreg/Br) e a VIII Conferência Nacional dos Cartórios (CONCART), realizados em Brasília/DF, promoveram discussões centrais para o futuro da atividade extrajudicial no Brasil, encerrando os eventos, no dia 27 de novembro.
Dois painéis em especial chamaram a atenção do público, abordando desde questões financeiras e tributárias até o avanço da tecnologia nas serventias.
O tradicional painel “Pinga Fogo Jurídico” reuniu um seleto grupo de juristas para debater os assuntos jurídicos de grande repercussão para a atividade notarial e registral.
Com a participação do tabelião e registrador Emival Moreira, do advogado e doutor pela PUC/SP Mauricio Zockun, do advogado e doutor pela UnB Rafael Favetti, do advogado e mestre pela Universidade da Espanha Dixmer Vallini Neto, e da advogada especialista em Direito Notarial e Registral Samara Léda, o debate mergulhou nas nuances legais e práticas que definem o dia a dia e o futuro das serventias.
A discussão ressaltou a importância da atuação dos Cartórios na garantia da segurança jurídica no País, com foco nos temas mais relevantes que impactam a rotina dos profissionais e a prestação de serviços à população. As apresentações trouxeram à tona a necessidade de análise aprofundada das mudanças legislativas e jurisprudenciais que moldam o panorama extrajudicial.
Em um mundo cada vez mais digital, o painel “IA e os Cartórios” colocou em pauta a revolução que a Inteligência Artificial (IA) e a tecnologia representam para a atividade extrajudicial. Sob a coordenação de Hélio Batista e com a contribuição de Johannes Harten, o debate explorou as aplicações práticas da IA na rotina dos Cartórios.
O foco da discussão recaiu sobre como a IA pode aprimorar a eficiência e a segurança dos atos notariais e registrais, desde a automação de processos internos até a melhoria da experiência do usuário. Paralelamente, os especialistas alertaram para os desafios cruciais relacionados à privacidade e à segurança de dados, sublinhando o papel fundamental dos Cartórios como guardiões da informação no ecossistema digital.
Clique aqui e aqui para ver as fotos dos painéis.
Fonte: Assessoria de Comunicação da ANOREG/BR