Notícias

Paraná será o primeiro Estado do Brasil a ter um banco de dados de procurações

20-03-2015

O Paraná será o primeiro estado brasileiro a contar com uma Central Estadual de Consultas de Procurações. Parceria assinada nesta quinta-feira (19/07), entre a Associação dos Notários e Registradores do Paraná (Anoreg-PR) e as empresas Ansata Informática e Thrive Informática prevê a criação do banco de dados de procurações com capacidade de atendimento de todo o sistema de procurações do estado.

Pela parceria assinada nesta quinta-feira, dentro de até 90 dias o banco de dados entrará em prática, com o projeto piloto sendo desenvolvido em Curitiba. “A idéia é ampliar aos poucos o atendimento à Região Metropolitana de Curitiba e interior do Estado”, afirma o presidente da Anoreg-PR, Álvaro de Quadros Neto. O banco será composto por informações sobre procurações, substabelecimento de procuração e avorgações. Segundo Quadros Neto, o objetivo do banco de dados é coibir a falsificação e o mau uso das procurações.

Estima-se que mensalmente são realizados apenas em Curitiba cerca de 5250 procurações. “O banco de dados estará disponível no site da Anoreg Paraná, preservando todas as partes. É um facilitador para que todos tenham a oportunidade de escapar de um ato ilícito”, explica Alderban Leite Agner, gerente da Ansata.

De acordo com Julio Macedo, da Thrive Informática, entre os benefícios aos titulares de cartórios que o banco de dados irá garantir está o de ferramenta de consulta. “A consulta é uma referência, uma informação. Não tem a função de certidão, mas sim de uma certificação interna”, diz.

Estiveram presentes na assinatura da parceria o presidente da Anoreg-PR, Álvaro de Quadros Neto, representantes da Ansata, Aldebaran Leite Agner e Sandro Luiz Milczewski, representantes da Thrive Informática, Julio Macedo, Carlos Kurestzki e Notários e Registradores: Sinval Zaidane Lobato Machado, Luiz Carlos Souza Borges e José Marcelo Lucas de Oliveira e Mario Farina consultor de TI.

Fonte : Anoreg-PR