Notícias
Direção Concursos – Concurso TJ SP: órgão autoriza criação de dois novos cartórios
O Tribunal de Justiça de São Paulo aprovou dois anteprojetos que autorizam as criações dos cartórios de registros nos distritos do Ouro Verde e Campo Grande, em Campinas (concurso TJ SP). A abertura dos novos cartórios pode acelerar a publicação do edital.
Agora, as matérias serão encaminhadas para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de SP) para que os deputados possam votar as duas propostas.
Se as propostas forem aprovadas, será ainda mais necessária a realização do concurso público para que seja possível a instalação dos cartórios e em seguida as novas unidades entraram em funcionamento.
“Assim que as propostas entrarem na Alesp vou garantir que elas sejam analisadas com o máximo de celeridade para que tão logo entrem para votação do plenário, na qual não tenho dúvida da aprovação. Nossa expectativa mais otimista é que tudo isso ocorra ainda em 2021, sabemos que a pandemia pode adiar o processo do concurso público, mas sem dúvida nenhuma, essa etapa é a mais simples diante de tudo que já foi conquistado”, disse o deputado estadual Rafa Zimbaldi (PL), que participou da reunião online com os representantes do TJ-SP.
De acordo com o vereador de Campinas, Higor Diego (Republicanos), que preside uma Comissão de Representação, será cobrada celeridade na aprovação da proposta.
“ Vou apresentar uma moção de apelo para que Alesp garanta a agilidade na analise dos projetos”, adiantou.
Quando será o próximo concurso do TJ SP?
Um novo concurso TJ SP deve ocorrer em 2021 e deve ser organizado pela Vunesp. Informação foi dada, originalmente, pelo superintendente da instituição (Vunesp), Henrique Luiz Monteiro, que deu a declaração em fevereiro deste ano.
Os preparativos indicam que o edital deverá ser publicado até o mês de junho deste ano. “O TJ SP tem um perfil mais conservador, por isso a estrutura do último edital não deverá ser alterada”, disse.
Espera-se, na palavras de Monteiro, que haja um número “generoso de vagas”. Quanto a isso, não custa lembrar que existem, hoje, no TJ SP um quantitativo enorme de cargos vagos.
Segundo o último levantamento divulgado pelo Tribunal, há pelo menos 5.695 cargos de escrevente judiciários desocupados.
Fonte: Direção Concursos