Notícias

Corregedores debatem fiscalização em cartórios

18-11-2014

A busca de soluções para aperfeiçoamento das serventias extrajudiciais e judiciais será debatida na manhã desta sexta-feira (04/05), no Encontro Nacional de Corregedores da Justiça, que se realiza em Brasília, na sede do Supremo Tribunal Federal (STF), promovido pela Corregedoria Nacional de Justiça, órgão do Conselho Nacional de Justiça. “O objetivo do debate não é encontrar falhas para punição, mas por meio da troca de experiências entre as corregedorias apurar as possíveis falhas no atual sistema e aprimorar os serviços”, adianta a juíza assistente da Corregedoria do Tribunal de Justiça do Distrito Federal (TJDF), Fátima Rafael.

Para o juiz-corregedor da Justiça de São Paulo, Vicente Amadei, a integração entre as diversas corregedorias proporcionará a troca de bases concretas de conhecimento que serão úteis para a solução de problemas. “Este debate servirá para extrair elementos agregadores, unificadores”, diz.

Com finalidade de prevenir irregularidades, o Estado de São Paulo criou o programa Educartório. “São cursos com duração de um dia, realizados nas unidades do interior, para notários, registradores e escreventes. Primeiro, faz-se um levantamento dos problemas e, depois, se monta uma programação com o objetivo de capacitar os alunos a solucionar os problemas verificados e evitar o surgimento futuro de outros”, explica Vicente Amadei.

O Encontro Nacional dos Corregedores da Justiça ocorre em Brasília, na sala de Sessões da Primeira Turma do STF, 3º andar do anexo II – B, desde quarta-feira. O encerramento do encontro está previsto para as 18h30 desta sexta-feira (04/05).