Notícias

Convergência 2006 reúne tabeliães de protesto de todo o País na Capital Federal

17-10-2014

Contando com a presença de cerca de 100 pessoas, o Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil (IEPTB) realizou, em Brasília-DF, entre os dias 31 de agosto e 1° de setembro, em parceria com o IEPTB-DF, o 4° Encontro de Convergência dos Tabeliães de Protesto do Brasil – Convergência 2006 – que teve como principais objetivos organizar uma sistemática de uniformização dos procedimentos em todo o País, através da realização de oficinas temáticas de discussão entre todos os presentes.

Além de diversas oficinas temáticas de discussão, o evento contou também com as palestras do deputado federal Delfim Netto (PMDB-SP), que tratou do tema “A função econômica do Protesto de Títulos e Outros Documentos de Dívida”, e do presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, José Flávio Bueno Fischer, a respeito de um tema inovador, que tratou da aplicação do marketing e da comunicação coorporativa aplicada aos negócios. O presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, e a presidente de honra da entidade, Lea Portugal, também prestigiaram o evento.

Para o presidente do IEPTB, Léo Barros Almada, o encontro foi altamente positivo, a exemplo dos eventos anteriores já organizados pelo Instituto. “O evento aqui em Brasília repetiu o sucesso dos convergências anteriores, e muito desse sucesso deve-se à organização e a dedicação da seção estadual do Instituto, aqui no Distrito Federal”, enfatizou.

“Creio que o formato de oficinas de discussão e sua posterior apresentação em plenário saiu-se bem sucedida, tendo como foco o objetivo principal que é o de padronizar os serviços de protesto no Brasil, buscando aprimorá-lo para atender melhor aos usuários de nossos serviços”, completou Almada. “Embora existam ainda colegas discordantes de algumas decisões do instituto, apresentamos que estas determinações foram amplamente discutidas em assembléias abertas a todos e que só não participaram aqueles que não quiseram”, reiterou o presidente.

Para o presidente do IEPTB-DF, José Batista Barbosa Filho, o evento atingiu todos os seus objetivos e foi abrilhantado pela palestra proferida pelo deputado Delfim Netto. “Todos elogiaram muito o encontro e acho que os tabeliães de protesto puderam discutir e debater de forma ampla e irrestrita os principais assuntos envolvendo a sua atividade e, se ainda não se chegaram a determinadas conclusões, nos aproximamos bastante”.

A mesma opinião foi compartilhada pelo secretário-geral da entidade, Cláudio Marçal Freire, que também ocupa a presidência do Sinoreg-SP e a vice-presidência da Anoreg-BR. “Achei o evento muito bom, seguiu a linha dos anteriores e mostrou todo o trabalho e dedicação dos organizadores”, avaliou. “A escolha do modelo de oficinas para discussões e depois de apresentação de conclusões foi muito válida e trouxe diversas sugestões para trabalharmos ainda mais na questão da uniformização de procedimentos”, avaliou Freire.

Para o presidente da Anoreg-MS, Paulo Coimbra Pedra, organizador do 3° Convergência,em Campo Grande-MS, no ano passado, o evento de Brasília teve particularidades que realçaram o debate entre os participantes. “A reunião com os colegas foi excelente, possibilitou a troca de informações e a uniformização de procedimentos”, concluiu. “A palestra do deputado Delfim Netto mostrou claramente a importância do protesto de títulos no processo produtivo brasileiro”, reforçou o presidente do IEPTB-MS, Marcelino César de Oliveira.

 

Programação completa

O 4° Encontro de Convergência dos Tabeliães de Protesto do Brasil – Convergência 2006 – iniciou-se de maneira bastante informativa e esclarecedora. Após breves manifestações dos presidentes do IEPTB e do IEPTB-DF, e a execução do hino nacional brasileiro, o deputado Delfim Netto iniciou sua palestra, abordando o tema “A função econômica do Protesto de Títulos e Outros Documentos de Dívida”.

Durante cerca de duas horas, o palestrante ofereceu aos presentes uma aula de macroeconomia, realizando comparações entre o Brasil e os demais países considerados “emergentes” da economia mundial no que se refere à tempo, procedimentos e custo para a abertura e fechamento de empresas, obtenção de créditos, cumprimento de contratos, qualidade nas informações de crédito e direitos legais.

Ao final, quando esteve aberto a responder os questionamentos da platéia, Delfim Netto reforçou a importância do Protesto na economia brasileira. “Vocês são potencializadores do sistema financeiro brasileiro, garantidores dos cumprimentos de contratos e importantes demais para o País. Precisamos apenas trabalhar na melhora da eficiência, no fluxo de informações para que se diminua o “custo Brasil” para as empresas nacionais e estrangeiras e para a população brasileira”, afirmou.

Após um intervalo para almoço, os palestrantes foram divididos em três oficinas para discussão, envolvendo os temas “Estratégias para o desenvolvimento dos tabelionatos”, “remessa centralizada de títulos bancários” e “a identidade do tabelião de protesto”, na qual os participantes participaram ativamente de discussões envolvendo os diversos tópicos de cada tema, desenvolvidos em salas diferentes sob a orientação de um coordenador específico. Em seguida, os temas desenvolvidos nas oficinas foram debatidos em uma plenária, na qual todos os participantes puderam opinar.

O segundo dia do evento foi aberto por uma reunião nacional do IEPTB na qual vários assuntos de interesse da classe foram debatidos de forma entusiasmada e onde todos puderam opinar e participar. Em seguida foram realizadas novas discussões temáticas envolvendo oficinas e seus coordenadores para, já no período da tarde, reiniciar-se a discussão em uma ampla plenária.

O Convergência 2006 contou ainda com duas novas palestras que não estavam previstas em sua programação oficial. Em uma delas, o tabelião do município de Fernandópolis, Otavio Fairbanks, falou a respeito do fórum de debateswww.debates.not.br, ferramenta que organiza as questões colocadas e facilita as buscas de respostas e que será muito útil aos protestadores na definição dos próximos passos de seus serviços.

O evento teve ainda uma palestra muito abrangente do presidente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal, e tabelião de notas e protesto de Novo Hamburgo-RS, José Flávio Bueno Fischer, que tratou do tema qualidade de serviços, demonstrando um caráter pioneiro no oferecimento de um serviço público de qualidade e voltado à utilização de ferramentas de marketing, gestão e comunicação coorporativa como forma de desenvolvimento de serviços. “Para mim foi uma honra participar de um evento como esse, trocar idéias com companheiros de todo o Brasil e passar uma mensagem da im
portância da qualidade dos serviços e da confraternização”, disse Fischer.

Ao final do encontro, o IEPTB-DF, por meio de seu presidente, José Batista Barbosa Filho homenageou os principais nomes da atividade de protesto de títulos no Brasil com a entrega de um pen-drive com informações sobre as leis, o funcionamento e a situação do protesto de títulos em cada unidade da federação.