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“Como Conquistar e Clientes” chega a Santos e premia participantes

01-04-2015

Participantes de todas as regiões do litoral sul paulista prestigiaram evento promovido pela Arpen-SP na cidade de Santos

Curso atraiu profissionais do Registro Civil, bem como profissionais de outras áreas registrais e até mesmo de outros municípios para dinamizar o atendimento prestado por seus cartórios

Nem mesmo o frio que acometia a cidade de Santos na tarde do último sábado (28.07) foi capaz de dispersar o grande público que se fazia presente na sala de eventos do hotel Mendes Plaza, no bairro do Gonzaga, para assistir a quinta edição do curso “Como Conquistar e Manter Clientes – Uma Equipe em Busca de Resultados”, ministrado pelo professor Gilberto Cavicchioli.

A abertura do curso foi realizada pelo coordenador da diretoria regional em Santos, Nélson Hidalgo Molero, que agradeceu a presença dos participantes, destacou a importância da iniciativa da Arpen-SP em promover cursos de qualificação profissional por todo o Estado, além de ressaltar a experiência do palestrante.

Cavicchioli deu continuidade à apresentação citando o editorial da última edição da revista da Arpen-SP, cujo tema trata dos avanços tecnológicos testemunhados pelos profissionais registrais ao longo dos anos. “É muito gratificante ministrar palestras para um público que está trabalhando em um segmento tão promissor e tão alinhado com a modernidade como o Registro Civil”.

Em seguida, o professor passou a explicar conceitos que muitas vezes não são notados ou percebidos pelos profissionais que lidam com o público, mas que fazem grande diferença na hora de garantir um bom atendimento ao cliente: concentração, ambiente de trabalho e trabalho em equipe foram alguns dos aspectos citados.

Quem já havia participado do primeiro curso já podia sentir algumas mudanças no ambiente de trabalho, como contou a escrevente de Registro Civil e Tabelião de Notas de Bertioga, Jucilene Gonçalves de Mendonça: “A mudança mais significativa que pudemos observar em nossa serventia foi o trabalho em equipe, que passou a ser ainda mais valorizado”.

Era mesmo visível que muitos dos que se faziam presentes já haviam participado do curso “Qualidade no Atendimento ao Cliente”, também ministrado por Gilberto Cavicchioli, e que consiste em uma espécie de primeiro passo ou primeiro módulo do curso. “Eu e meus funcionários já havíamos participado do primeiro curso, que foi de grande importância, pois trouxe muitas idéias e novas iniciativas a serem implementadas em nosso cartório, trazendo, portanto, muito êxito para a serventia. Tenho certeza de que esse novo curso nos trará ainda mais artifícios para serem absorvidos”, garantiu animado o oficial do 2º Registro Civil de Santos, José Júlio Pereira.

E o tema “Investimentos na serventia” também foi tratado pelo palestrante, que destacou que a falta de recursos por parte de alguns cartórios muitas vezes torna os investimentos mais difíceis, o que faz da prospecção de novos clientes um conceito valiosíssimo para as serventias que encontram-se nessa situação.

O curso atraiu profissionais de outros segmentos registrais, que se fizeram presentes com o intuito de prestigiarem a iniciativa implementada pela parceria Arpen-SP e Sinoreg-SP. “Vim primeiramente pelo aprendizado. Mas também creio na importância de interagirmos com os colegas das outras áreas, o que gera uma troca muito valiosa. Estou certo de que esse curso me trará um aprendizado muito útil no dia-a-dia, até porque lido diretamente com o público”, afirmou Mauri de Ornelas Santana, do Registro de Títulos e Documentos de Santos.

Já a segunda parte do curso, apresentada depois do coffe break, foi pautada em iniciativas práticas que podem, e devem, ser implementadas no cartório com a finalidade de atrair novos clientes e fidelizar aqueles que já se utilizam da serventia para serviços esporádicos.

O curso foi finalizado com a apresentação de um vídeo que demonstrava claramente a importância de se prestar e de se manter um atendimento qualificado ao público, bem como a importância da implementação de pequenas, médias ou grandes iniciativas para a fidelização de clientes antigos e prospecção de novos.

Ao final, Cavicchioli agradeceu novamente aos presentes e à Arpen-SP pela oportunidade de estar ministrando o curso há dois anos para os profissionais do segmento, o que, certamente, tem mudado sobremaneira a forma como cartórios hoje prestam seus atendimentos.

“Trazer esse curso para Santos e, conseqüentemente, para o litoral é uma oportunidade única de aperfeiçoarmos o atendimento que oferecemos, além de ganharmos o conhecimento de novos recursos para a prospecção de clientes, que é o objetivo primordial deste curso”, conclui o oficial substituto do 2º Registro Civil de Santos, Evandro Costa Pereira.