Notícias

Clipping – G1 – Número de divórcios sobe quase 900% durante pandemia em Sorocaba

15-07-2020

Segundo dados do Setor de Distribuição do Fórum de Sorocaba (SP), números deste ano mostram o grande aumento se comparados ao mesmo período em 2019

O isolamento social trouxe uma nova realidade para a rotina de muitas pessoas. Para casais que dividem o mesmo teto, a mudança acabou prejudicando o relacionamento. De acordo com dados do Setor de Distribuição do Fórum de Sorocaba (SP), o número de divórcios aumentou quase 900% na cidade após a pandemia, se comparados ao mesmo período no ano passado.

Os dados indicaram que, no período de março a junho de 2019, cerca de 22 divórcios consensuais foram registrados no Fórum de Sorocaba. Já no mesmo período, porém em 2020, o número subiu para 211 divórcios, o que representa um aumento de 859%

A advogada especialista em direito da família, Íris Meneghetti, contou ao G1 que percebeu o aumento também entre os clientes que atende em seu escritório. Para ela, a pandemia acabou sendo fator crucial para esse resultado.

Segundo a advogada, somente no escritório onde trabalha, foi possível perceber um aumento de quase 40% desde o começo do isolamento, em função da pandemia.

“O aumento foi bastante significativo. Reparamos que o motivo é sempre briga, discussão que eventualmente começou a acontecer com mais frequência”, conta.

Além dos divórcios, a especialista explicou também que os pedidos de pensão alimentícia aumentaram durante o período de pandemia. O motivo, segundo Íris, seria a grande quantidade de mães que acabaram sendo demitidas.

“Nesse caso houve um aumento, pois muitas mães acabaram sendo demitidas por conta da pandemia, e com isso elas estão exigindo que os pais paguem uma porcentagem do ganho como pensão, para ajudar nas despesas que, muitas vezes, eles não ajudavam”.

Fonte: G1