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Cinco Eixos Estratégicos serão avaliados no Prêmio Nacional das Anoregs

11-05-2021

Para identificar o grau de maturidade de cada Associação dos Notários e Registradores do País no cumprimento de um sistema de qualidade para atuação institucional, a avaliação para o Prêmio Nacional das Anoregs, promovido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), será composta por cinco Eixos Estratégicos: Governança, Inovação, Continuidade do Negócio e Compliance, Socioambiental, Qualidade, e Dados e Tecnologia. Cada área possui uma definição de pré-requisitos que serão avaliados pela APCER Brasil – certificadora internacional que já atua na premiação nacional do segmento extrajudicial. Os Eixos Estratégicos possuem 50 requisitos, clique aqui e conheça todos eles.

O Eixo Governança é o que contempla mais requisitos, 27 ao todo. Nesse Eixo serão avaliados os itens que regulam a maneira como a Associação é dirigida e administrada, bem como a participação dos associados. Disponibilidade do estatuto e cumprimento das regras estatutárias, existência de código de conduta/ética, participação proporcional dos associados na entidade, serviços prestados aos notários e registradores do Estado, assessorias parlamentar e de comunicação, acessibilidade e investimentos em educação, atividades socioculturais, políticas de motivação e plano de benefícios para os colaboradores são alguns requisitos desse Eixo.

Em Inovação, Continuidade do Negócio e Compliance serão observados pontos cruciais ao bom desenvolvimento associativo. São quatro requisitos nesse Eixo: inovação em serviços e processos, organização e divulgação; participação/envolvimento no desenvolvimento de projetos com vista à desjudicialização de procedimentos; programas de compliance e avaliação de risco e continuidade do negócio.

O Eixo Socioambiental vai avaliar as entidades em ações sociais e ambientais, integrando e estimulando iniciativas em prol da sociedade na qual notários e registradores estão incluídos, sendo composto por cinco requisitos: participação e engajamento em ações sociais; boas práticas ambientais; diretoria socioambiental; programa de diversidade e inclusão e compras sustentáveis.

Já no Eixo Qualidade, o objetivo é verificar as ações em busca do aprimoramento na prestação dos serviços aos usuários, englobados na premiação anual do Prêmio de Qualidade Total da Anoreg/BR (PQTA). Nove requisitos fazem parte desse Eixo: planejamento estratégico; sistema de gestão da qualidade; diretoria da qualidade; participação dos associados no PQTA; formação e educação para a qualidade dos associados; participação dos associados no Programa “Cartório Top”; canal de comunicação externo; canal de comunicação interno e avaliação da satisfação dos associados.

O último Eixo abordado é o de Tecnologia e Dados, que avalia a integração dos serviços notariais e registrais aos novos regramentos tecnológicos e ações propositivas que proporcionem a facilitação de adequação das unidades a esta nova realidade da prestação de serviço extrajudicial. São cinco requisitos: segurança da informação; parcerias para sistemas de gestão da informação; diretoria de dados e tecnologia; integração das plataformas das centrais nacionais e Lei Geral de Proteção de Dados – LGPD.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/BR