Notícias

Cartórios e clientes aprovam autenticação de documentos via internet

22-01-2015

Brasília – Alguns cartórios aguardam a regulamentação do convênio assinado por suas entidades representativas com o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITT), na última quarta-feira (20), com o objetivo de massificar o uso de certificados digitais nos serviços de emissão e autenticação de documentos.

Mas tanto cartórios quanto clientes aprovam a medida, já adotada nos registros imobiliários em São Paulo. O procurador Juvêncio Pedro do Nascimento conta que já perdeu vários compromissos importantes para resolver problemas em cartórios. E destaca que a mudança permitirá às pessoas “ganhar tempo para outras atividades” e economizar dinheiro na locomoção.

“Essa digitalização facilita, pois já temos pouco tempo e muitos afazeres. Nesse caso, não vamos mais precisar sair do nosso local de trabalho para autenticar documentos. E os custos da autenticação no cartório são altos”, disse. Atualmente, são cobrados R$ 1,96.

O ITT ainda não tem estimativa para a redução dos custos do serviço. De acordo com o tabelião Evaldo Feitosa, do cartório 4º Ofício de Notas do Distrito Federal, apesar de os valores ainda não terem sido definidos pelos Tribunais de Justiça, a inovação trará economia aos cartórios.

“O papel usado nos cartórios é caríssimo. Quando os serviços forem feitos pela internet, não precisaremos tanto dos papéis, o que traz redução dos gastos”, explicou. Feitosa disse ainda acreditar que a autenticação virtual não vai afetar a segurança e veracidade dos documentos.

Segundo o presidente da Associação Brasileira dos Registradores Imobiliários de São Paulo (Arisp), Flauzilino dos Santos, a utilização do sistema, desde 2005, representa uma economia significativa.

“Desde a implantação do certificado digital já recebemos cerca de 2,3 milhões de pedidos virtual, o que significa uma economia de 4,5 milhões de envelope, 9 milhões de folhas de papel, 4,5 milhões de selos, além de centenas de cartuchos de tinta”, disse Santos.

Fonte:Agência Brasil