Notícias

Banco do Brasil lança fundo de pensão para funcionário de cartório

14-02-2015

Com a finalidade de ampliar a parceria com o sistema de cartórios do país, o Banco do Brasil (BB) lançou um fundo de pensão exclusivo para o segmento. O produto poderá ser acessado por mais de 500 mil funcionários dos 22 mil cartórios ligados à Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg). O principal atrativo do Anoreg Previdência é a possibilidade de garantir uma renda compatível com os salários da atividade. No Paraná, por exemplo, após o desligamento do sistema previdenciário estadual, no início dos anos 90, os cartorários tiveram de se ajustar ao teto do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS), bem inferior à média salarial da classe, ou optar por planos privados independentes. No estado existem quase 2 mil cartórios.

A analista Renata Costa de Souza, que integra a equipe de Modelagem de Planos Previdenciários do BB, lembra que a maioria dos produtos do mercado é mantida por empresas. “Estamos incrementando essa carteira com entidades e instituições”, diz ela. Os fundos previdenciários do BB são administrados pela Distribuidora de Títulos e Valores Mobiliários do banco (BBDTVM), considerada a maior administradora de recursos de terceiros da América Latina. “Cada produto é desenvolvido após uma pesquisa sobre as características do público em questão”, conta Renata.

Mediante contribuições mensais, os usuários devem acumular uma reserva individual de poupança que deve formar uma aposentadoria com renda compatível à faixa salarial. Para o banco, a carteira deve se tornar um atrativo a mais para aumentar a venda de outros produtos. O presidente da Anoreg, Rogério Portugal Bacellar, avalia que a possibilidade de ingressar em um sistema previdenciário complementar deve atrair os associados. O plano será ofertado na modalidade de Contribuição Definida (CD), tanto para titulares como para colaboradores dos cartórios.

A parceria do BB com os notários iniciou no final de 2006, quando foi instituído o credenciamento para atuação dos cartórios como correspondentes bancários. Até hoje, 12 unidades em cidades diferentes estão realizando operações como piloto. A expectativa é de oficializar o sistema no segundo semestre deste ano. Em meados de 2008 devem estar credenciados em torno de 500 cartórios no país, que poderão realizar transações de pagamentos, depósitos e saques de até R$ 500,00, entre outras operações.A meta do projeto é de atingir uma média de 1 mil operações mensais por cartório, movimentando cerca de R$ 2,5 milhões mensais no país.

Fonte:http://www.dci.com.br