Notícias
Anoreg/BR – Programa Cartório TOP da Anoreg/BR tem mais de 100 adesões em três meses
Dos inscritos, 25 já concluíram o treinamento e 15 já foram certificados. Estados com mais inscritos são Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina.
Lançado em junho deste ano, o Programa Cartório TOP da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) já conta com a adesão de 110 participantes, entre Cartórios e Anoregs. Os Estados com mais inscritos no treinamento são Mato Grosso, São Paulo e Santa Catarina, respectivamente. Dos 110 inscritos, 25 já concluíram o treinamento e 15 já foram certificados.
O primeiro a conquistar o Selo de Cartório TOP no Brasil foi o Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre – RS. “A chancela externa de uma empresa de auditoria valida que estamos no caminho do aperfeiçoamento contínuo. O auditor demonstrou exatidão na verificação, bem como sugeriu inovações muito oportunas para o Ofício”, destaca João Pedro Lamana Paiva, registrador do Registro de Imóveis da 1ª Zona de Porto Alegre – RS e atual presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Sul (Anoreg/RS).
O Selo Cartório TOP é uma ferramenta de posicionamento estratégico para Cartórios, que auxilia na assimilação e implementação das boas práticas que conduzem a uma melhora geral da gestão, da prestação de serviços e a imagem junto aos usuários, como por exemplo, a NBR 15906:2021 e requisitos para o Prêmio de Qualidade Total das Anoregs (PQTA). A plataforma, que pode ser acessada pelo celular, dispõe de um programa de treinamento para oferecer capacitação total à entidade.
Ao aderir ao Programa, o Cartório recebe 20 modelos de documentos para incrementar seus processos e faz uma autoavaliação, por meio de uma lista de verificação, e um e-book com dicas para se adequar aos requisitos. Após o treinamento online e a autoavialição, uma auditoria independente, coordenada pela ABC Cert, empresa especializada em avaliações para atestar a conformidades de requisitos de normas e critérios previamente estabelecidos, pode ser solicitada.
Após a autoavaliação, o SNR decide se passará por avaliação independente, realizada por auditores da ABC Cert, para confirmar o atendimento dos itens da lista de verificação utilizada na autoavaliação, apresentando então evidências objetivas. Caso obtenha uma pontuação satisfatória, o SNR recebe um cartaz eletrônico e imprimível, um atestado de conformidade e um selo para uso institucional que comprova e demonstra o seu compromisso com as melhores práticas de gestão em serviços notariais e registrais prestados à população. O selo tem validade de um ano.
O Programa Cartório TOP tem como objetivo incentivar e disseminar o uso de modelos sistêmicos para o gerenciamento dos processos e da gestão organizacional, por meio da sensibilização, capacitação, reconhecendo os melhores desempenhos dos Serviços Notariais e Registrais (SNRs) do país. A adesão ao Cartório TOP pode ser feita aqui.
Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/BR