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Anoreg-BR – Maria Aparecida Bianchin concede entrevista ao Encontro de Qualidade Anoreg sobre qualidade da gestão
A trajetória profissional da diretora da Qualidade da Anoreg-BR, Maria Aparecida Bianchin, começou na sala de aula, quando a então professora do ensino básico aprendeu a fazer planejamento diário. Registradora desde 1994, quando foi aprovada no primeiro concurso, ela carrega uma história de sucesso na qual deixa o legado da valorização do colaborador e do engajamento das equipes, entre várias outras boas práticas de gestão.
Esses são alguns dos temas tratados pela diretora da Qualidade da Anoreg-BR durante entrevista exclusiva, conduzida pela diretora da Associação Portuguesa de Certificação – APCER Brasil, Alessandra Gaspar Costa, no Encontro da Qualidade da Anoreg-BR. A conversa aconteceu na última quinta-feira (25/11), às 15 horas, transmitida no canal da Anoreg-BR no Youtube. Assista a entrevista completa aqui. (https://www.youtube.com/watch?v=MCFqvucJT2c)
Durante a conversa, Maria Aparecida Bianchin contou que a sua formação foi baseada no planejamento, ferramenta que escolheu desde que migrou para o exercício da carreira registral no estado do Mato Grosso. “Entrei em um cartório que precisava de muita gestão, precisei selecionar equipe, organizar a documentação, planejar acervo e informatizar. Entendi que o principal mote e potencial que deve existir em qualquer instituição é a equipe de trabalho. Mesmo que a sua equipe seja só você, precisa se dedicar ao planejamento como se fosse para várias pessoas e sempre visando algo a frente, com objetivos mediatos e imediatos”, afirmou.
A primeira vez que decidiu participar do Prêmio de Qualidade Total da Anoreg (PQTA), à frente de um pequeno cartório da cidade de Poxoréu, no Mato Grosso, ela se preparou para prestar um bom atendimento na serventia extrajudicial, baseado na satisfação do cliente. “Quero atender, e também que minha equipe atenda, como qualquer um de nós quer ser atendido. Entrei no PQTA com a intenção de me autoavaliar e, no primeiro ano, fiquei chocada com o resultado. Naquela época, a categoria máxima era a Ouro e meu cartório ficou em segundo lugar em nível nacional. Isso me deu a certeza de que era possível participar do PQTA mesmo sendo um cartório pequeno e ter um movimento no Mato Grosso relacionado à melhoria dos nossos serviços”, disse.
Em 2013, Maria Aparecida Bianchin foi eleita presidente da Anoreg Mato Grosso, com a missão de fomentar o planejamento estratégico na diretoria da instituição e implantar um programa de qualidade de gestão acessível a todos os cartórios do estado. “Nem todos são formados na área de gestão e administração, portanto, não implantam justamente por desconhecimento. Então, a diretoria ofereceu treinamento por várias cidades pólos do estado. Criamos um prêmio estadual tipo o PQTA. Em 2014, ingressamos no sistema do prêmio nacional da qualidade”, lembrou.
Mais programas de treinamento, de educação continuada e de premiações locais ocorreram nos anos seguintes. “Em 2016, tínhamos uma programação intensa de cursos, a cada 15 dias, de maneira que os cartórios que participaram permaneceram e trouxeram outros. Isso mostra a importância de persistir, o mérito não está só em participar e ter um reconhecimento, ou seja, de você e sua equipe atendar a normas internacionais e os requisitos do PQTA. Mas está em persistir. Qualidade não é algo em que se chega no ápice e fica tudo estruturado. Sempre surge novas demandas e necessidades para que o seu serviço seja cada vez mais aperfeiçoado”, afirmou a diretora da Qualidade da Anoreg-BR.
Durante a entrevista, Alessandra Gaspar Costa reforçou que o desafio de buscar dos cartórios está na manutenção do sistema e da qualidade. E relembrou que a diretora da Qualidade da Anoreg-BR sempre esteve dedicada a ter um time muito coeso e alinhado. “Engajamento também é motivo de planejamento”, endossou.
Maria Aparecida Bianchin frisou ser primordial valorizar o colaborador, o que não significa ter que contemplar com prêmio em dinheiro. “Meu programa de valorização do colaborar está sempre alinhado com o conhecimento, oferecimento de cursos constantes. Mas a valorização se passa por planos de saúde, contemplar com bônus e prêmios. O principal acontece porque há engajamento, isso ocorre quando conseguimos fazer com que a equipe faça parte da missão, da visão e congregue dos valores que o seu estabelecimento e instituição elegeu”, apontou.
Ao longo do ano, Maria Aparecida Bianchin também aprendeu a dar mais autonomia para os colaboradores, sabendo identificar as aptidões de cada um e inserindo no setor correspondente. “É preciso acompanhar constantemente a sua equipe e identificar o grau de desconforto de cada um em diferentes papéis”, recomendou.
Depois da entrevista exclusiva de melhores práticas, durante a noite, aconteceu a premiação do PQTA e do PNA às 19 horas. Os eventos foram realizados de maneira remota pelo canal do Youtube da Anoreg-BR (www.youtube.com/c/AnoregBrasil).
Fonte: Assessoria de Comunicação da Anoreg-BR