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Campinas (SP) – A Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP) realizou neste sábado (08.04), no Hotel Nacional In, em Campinas, interior paulista, o Workshop “Gestão Notarial e Registral na Prática”. O objetivo foi fornecer técnicas sobre Administração de Cartórios e Gestão Tributária e Fiscal de Serventias.

O treinamento foi aberto pelo presidente da Associação, Leonardo Munari de Lima, que explicou sobre o propósito dos treinamentos. “Nosso objetivo foi levar à região de Campinas os instrumentos básicos de gestão cartorária. Desta forma, os titulares e colaboradores estarão preparados para atender melhor os nossos usuários. A ANOREG/SP e toda sua equipe se compromete em continuar trazendo novidades como essa para o aperfeiçoamento dos serviços”, enfatizou.

O primeiro tema, “Gestão Administrativa”, foi apresentado pelo auditor líder e instrutor pela certificadora APCER – Brasil, do Grupo APCER – Associação Portuguesa de Certificação, Valério Brisot, que falou sobre a padronização do trabalho, a importância de definir missão e valores, assim como os pontos fracos e fortes da unidade, além de ensinar como montar um sistema de gestão para alcançar a qualidade e excelência no trabalho.

“Aconselho que no momento de definir os processos coloque-se na posição do cliente: pegue a senha, sente no banco e observe o funcionamento do cartório, o fluxo de documentos, lançamentos, uso de computador, selo e carimbo. Veja o que pode melhorar e o que pode ser mais ágil. Faça o trajeto do cidadão desde a sua chegada no estacionamento. Veja as informações visuais, ambiente e atividade da equipe”, explicou.

Brisot destacou ainda o desenvolvimento humano e organizacional focando nos cargos, salários e no plano de carreira dos funcionários. Na parte de tecnologia, o destaque foi para os softwares antifraudes e sabotagem, para garantir a segurança dos dados. Na carona da sustentabilidade, em alta em todo o mundo, o auditor pontuou a gestão de resíduos, segurança no trabalho, Programa 5S e trouxe dicas simples e rápidas para economizar energia.

“Hoje tentei passar alguns temas específicos de administração. Primeiro o conceito de gestão, depois a questão da produtividade e a importância do desenvolvimento humano da serventia”, finalizou.

A última palestra teve o tema “Gestão Fiscal” e foi ministrada pelo coordenador tributário da Consultoria INR e coeditor das Publicações INR, Antonio Herance Filho, e pelo coordenador trabalhista da Consultoria INR e coeditor das Publicações INR, Anderson Herance. O envolvimento do notário e do registrador com o Direito Tributário e suas obrigações como empregadores que são.

Herance fez uma explicação importante sobre o Provimento CNJ nº 45, concluindo que o “Livro Caixa” e o “Livro Diário Auxiliar” são instrumentos de escrituração de receitas e despesas que não se confundem. Reiterou, ainda, que “enquanto o livro Diário Auxiliar tem por finalidade o controle financeiro da Unidade e a demonstração de que seu responsável observa, com rigor necessário, a tabela de emolumentos,  o livro Caixa (da legislação tributária federal), deve ser escriturado, exclusivamente, para os fins de apuração do IRPF “Carnê-Leão” devido pelos profissionais de que tratam os artigos 236 da Constituição da República e 3º da Lei nº 8.935/1994”.

“As relações de trabalho existentes entre os notários e registradores e seus prepostos são extremamente complexas. Por esse motivo, conhecer muito bem a legislação trabalhista é fazer gestão. É com esse conhecimento que os titulares podem legitimamente reduzir e eliminar riscos”, afirmou Anderson Herance, que explicou também as formas de contratação pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT) e como Pessoa Jurídica (PJ), bem como as obrigações legais perante os colaboradores.

Como o objetivo é propagar estes conhecimentos em todo o Estado de São Paulo, os treinamentos percorrerão ainda outras cincos regiões:  São José do Rio Preto, Ribeirão Preto, Santos, Marília e São José dos Campos. A intenção da diretoria é que as demais comarcas sejam atingidas pela iniciativa já em 2018, assim como o desenvolvimento de módulos ainda mais aprofundados sobre os temas apresentados. Os treinamentos são dirigidos a notários, registradores, substitutos, gestores administrativos e de RH.

Veja abaixo alguns depoimentos dos participantes: 

Maria Angela Paiva Muller de Vasconcelos, substituta do 9º Ofício de Registro de Imóveis – Teresina-PI 
“Meu objetivo com o evento é a busca por um maior conhecimento na área, principalmente, na administração do cartório. Quero aprimorar os serviços da serventia para alcançar melhores resultados, inclusive no atendimento ao público”.

Carolina da Rocha Campos Franco, RCPN e Notas do Município de Morungaba, Comarca de Itatiba-SP 
“O aprimoramento é sempre importante. Procuro fazer muitos cursos, e a gestão é o calcanhar de Aquiles, porque acredito que falta para nós, cartorários, uma experiência nesse segmento. Meu cartório é pequeno, mas mesmo assim acredito que a gestão precisa estar presente em todos”.

Rodrigo Augusto Guarnieri Baléa, oficial substituto do RCPN 1º subdistrito da sede, Comarca de Ribeirão Preto – SP 
“O evento é importante porque agrega valores. Através do workshop vamos poder trocar experiência com os colegas de cartório e ver quais são as ferramentas utilizadas para melhorar a gestão da unidade”.

Renata do Amaral Fonseca Pantuzi, 2º Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos da Comarca de Bragança Paulista – SP 
“Optamos por fazer o curso, porque é importante cuidar não só da parte jurídica, mas também da parte de gestão da unidade, funcionários e clientes. Essa parte tática não temos, por isso, o curso é fundamental”.

Paulo Vitor Orlandi de Lima, 34º Oficio de Notas RJ – Rio de Janeiro – RJ
“Achei interessante a proposta do curso, porque são raros os que encontramos em relação ao gerenciamento de cartório. Eu assumi a serventia sem nenhuma experiência prévia, foi um grande desafio, então acredito que o curso venha agregar nesse sentido”.

Vagner Zago, oficial do RCPN e de Interdição e Tutelas de São Caetano do Sul – SP 
“Achei muito importante a iniciativa da ANOREG/SP. A gestão é de interesse de todas as especialidades. É sempre bom estar atualizado para poder desempenhar um excelente serviço, atendimento e, até mesmo, o relacionamento com os colaboradores”.

Shirlei Pereira de Araújo, Registro Civil das Pessoas Naturais e de Interdições e Tutelas da Sede da Comarca de Guarujá-SP 
“O que me motivou a se inscrever foi a parte administrativa e fiscal. Acredito que essas questões são importantes para administrar corretamente o cartório. Nossa serventia possui bastantes funcionários e o curso auxiliará no dia a dia”.

Valdemar Alves Ribeiro, Tabelião de Notas e de Protesto de Letras e Títulos da comarca de Tietê-SP 
“O nosso cartório é antigo, então precisamos aprender mais sobre o gerenciamento para podermos atualizar os nossos serviços. Possuo em meu cartório dez funcionários, e esse curso auxilia para melhorar o relacionamento interno”.

Francisco Eduardo do Santos Oliveira, substituto do Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da comarca de Palmital-SP
“Vim prestigiar o evento justamente pelo o que ele pode proporcionar de avanço nas questões administrativas na serventia. Sem dúvida, é de suma importância ter um interesse maior na gestão, porque isso traz excelência no funcionamento do serviço”.

Carolina Ritomi Matheus, Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas do Município de Araçariguama, da comarca de São Roque-SP
“O curso foi muito bom e produtivo. O workshop atingiu todos os objetivos que foram propostos. Agora estou preparada para ajudar na parte administrativa do cartório”.

André de Lima Ribeiro, Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas do Distrito de Água Vermelha – São Carlos-SP 
“O curso trouxe conceitos que serão muito úteis principalmente na parte de gestão estratégica. O nosso cartório sofreu uma mudança de gestão recentemente, e acredito que o curso terá funções para aplicar no dia a dia do cartório”.

Dyulia Maciel de Almeida, 2º Registro de Imóveis, Títulos e Documentos e Civil de Pessoa Jurídica da Comarca de Piracicaba
“Acredito que com o conteúdo passado no workshop, conseguiremos aprimorar melhorias no cartório. Nossa serventia conta com aproximadamente 50 funcionários, então a parte de gestão administrativa será bem útil”.

Karen Benatti de Jesus Martins, 5º Tabelião de Notas da Comarca de Campinas
“O curso foi muito importante, porque o meu trabalho é recente na área, não no cartório, mas na função de gestão financeira. Os treinamentos trouxeram exemplos de como agir em determinas situações”.

Edison Darcy Perboni, Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião Notas do Distrito de Barão Geraldo 
“Como o nosso cartório já foi certificado pela ISO 9.001, acredito que esse evento é importante até para mostrar para as pessoas que mesmo não sendo certificado podemos gerir com qualidade, trabalhar na gestão não só da qualidade do atendimento, mas também na qualidade ambiental, serviços dos funcionários em geral”.