Notícias
Abertura do 26º Congresso Notarial Brasileiro destaca liderança feminina e avanço da atividade
O Fairmont Hotel, em Copacabana, Rio de Janeiro, recebeu na noite desta quinta-feira (11/12) a abertura oficial do 26º Congresso Notarial Brasileiro. O evento reuniu autoridades, especialistas, tabeliães e representantes de entidades nacionais em um dos encontros mais emblemáticos do Notariado brasileiro. Realizado nos dias 11 e 12 de dezembro, o evento marca, além de mais um final de ciclo anual de debates, o último Congresso da gestão da presidente Giselle Oliveira de Barros à frente do Colégio Notarial do Brasil – Conselho Federal (CNB/CF).
A partir deste Congresso, o Notariado brasileiro passa a ter como novo presidente o tabelião Eduardo Calais Pereira, eleito horas antes durante a Assembleia Geral Ordinária do CNB/CF. “Eu confio e acredito muito na Diretoria eleita hoje, liderada pelo meu amigo, Eduardo Calais. Nos últimos 6 anos, pude ver a dedicação em cada reunião, em cada Jornada Notarial, em cada Congresso, em cada grupo de trabalho, em cada projeto, assumindo posições de liderança, enfrentando desafios gigantescos com a coragem e a alegria da juventude”, afirmou Giselle.
“Recebo hoje a missão de assumir a presidência do colégio notarial do brasil – conselho federal com profundo senso de responsabilidade. E faço isso neste congresso que marca o encerramento de uma gestão que revolucionou a nossa atividade”, destacou o novo presidente.
Giselle destacou o período em que assumiu o CNB/CF, juntamente com a chegada da pandemia da Covi-19 ao Brasil, “fechando estabelecimentos, o lockdown e então, quando tudo parecia levar ao caos, ao medo de tantas incertezas, construímos juntos um dos capítulos mais brilhantes dos 470 anos da nossa profissão. Foi quando aprendi que mudanças extraordinárias acontecem quando pessoas comuns se unem, se envolvem e lutam para realizar a transformação”, pontuou.
“Assim como recebi esta missão com serenidade, hoje devolvo ao notariado brasileiro, com a sensação de dever cumprido, uma instituição ainda mais sólida, ainda mais unida e muito mais consciente do seu papel. E é assim que seguiremos honrando a história que construímos há quase meio milênio”, pontuou.
“Temos uma história para nos orgulhar e todas as ferramentas para continuar avançando e transformando. Afinal, seguimos sendo uma das profissões jurídicas mais respeitadas do Brasil e do mundo. E temos um dos sistemas notariais mais modernos e eficientes do planeta” completou Giselle.
A presidente do CNB/RJ, Edyanne Moura da Frota Cordeiro, anfitriã do congresso, também destacou a importância do encontro na capital fluminense e o papel do notariado no cenário jurídico brasileiro. Sem não antes enaltecer o trabalho de Giselle à frente do Conselho Federal. “Uma mulher que transformou o Notariado brasileiro e que tem todo o meu orgulho”, cravou.
“Vivemos uma era de profundas mudanças tecnológicas, jurídicas e sociais. O notariado brasileiro se tornou referência mundial, inovou, enfrentou desafios, assumiu protagonismo”, afirmou a anfitriã. “O e-notariado transformou nossa forma de atender o cidadão e fez do brasil um caso de sucesso no cenário internacional. Avançamos em segurança digital, em certificação, em regulação, em diálogo com o poder judiciário e com o legislativo, em integração nacional e em profissionalização institucional.”
O novo presidente do CNB/CF discursou ao final da cerimônia. Calais destacou que o trabalho seguirá a trilha dos últimos seis anos da gestão anterior. “Vamos nos aprofundar e nos expandir. O notariado digital não pode ser exceção; deve ser regra. Nosso desafio é consolidar a transformação iniciada, garantir infraestrutura robusta, preparar os notários para atuar com inteligência artificial e dotá-los das ferramentas e dos conhecimentos necessários para enfrentar a nova realidade dos negócios digitais. Vamos ampliar os serviços oferecidos, integrar tecnologias emergentes com responsabilidade, fortalecer o certificado digital notarizado e promover uma experiência de uso ainda mais simples, intuitiva e inclusiva — sem jamais abrir mão da essência da nossa função: proteger a vontade humana e prevenir conflitos”, garantiu.
Também compuseram a mesa de abertura:
– Desembargador Dr. Cláudio Brandão de Oliveira, Corregedor-Geral da Justiça do Rio de Janeiro, Presidente do Colégio de Corregedores e Corregedoras da Justiça do Brasil
– Dr. André Gomes Netto, Presidente do Instituto de Estudos de Protesto de Títulos do Brasil
– Dr. Juan Pablo Correa Gossweiler, Presidente do Operador Nacional do Sistema de Registro Eletrônico de Imóveis – ONR
– Dr. José Paulo Baltazar Júnior, Presidente do Instituto de Registro Imobiliário do Brasil – IRIB
– Dr. Rainey Alves Barbosa, Presidente do Instituto de Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas do Brasil e também do ON-RTDPJ
– Dr. Devanir Garcia, Presidente da Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais – ARPEN-Brasil
– Dr. Marcelo Lima Filho, Vice-Presidente da Associação dos Notários e Registradores do Brasil, representando o Presidente da ANOREG-Brasil, Dr. Rogério Portugal Bacellar
– Dr. Ian Cavalcanti, Presidente da Comissão de Direito Notarial e Registral da OAB, representando o Presidente do Conselho Federal da OAB, Dr. Beto Simonetti
– Dr. Tiago de Almeida Lima, Presidente da Comissão de Desjudicialização da OAB
Ao final da abertura oficial, o cientista político Fernando Schuler palestrou sobre a importância ética na área de políticas públicas e modernização do Estado. Com o viés para o mundo corporativo e especificamente ao Notariado. Seguido por uma homenagem em vídeo à presidente Giselle de Oliveira Barros.
Fonte: Notariado.br