Notícias
TRF 3ª Região – TRF3 promove curso para aperfeiçoamento de conciliadores cadastrados na Justiça Federal da 3ª Região
Servidores e conciliadores voluntários devem fazer inscrição até 18 de agosto
O Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF3) irá realizar, entre 4 de setembro e 4 de outubro, o “Curso de Aperfeiçoamento de Conciliadores da Justiça Federal da 3ª Região”. As inscrições devem ser feitas na página da Emag, até 18 de agosto de 2023.
A ação é voltada a servidores da Justiça Federal da 3ª Região e a conciliadores voluntários certificados em curso de formação de conciliadores, nos termos da Resolução nº 125/2010 do CNJ.
O treinamento será na modalidade híbrida, com aulas presenciais na Escola de Magistrados da Justiça Federal da 3ª Região (Emag), localizada na Avenida Paulista, 1.842, 1º andar, e transmissão simultânea pela plataforma virtual Zoom.
A iniciativa é do Núcleo Permanente de Métodos Consensuais de Solução de Conflitos (Nupemec) e do Gabinete da Conciliação (Gabcon), coordenados pelo desembargador federal Carlos Muta. O juiz federal Paulo Marcos Rodrigues de Almeida, instrutor habilitado pelo Conselho Nacional da Justiça Federal (CNJ), será o coordenador do curso.
O treinamento tem o objetivo de atualizar e aperfeiçoar o trabalho dos profissionais que atuam em audiências de conciliação. Com carga horária de 20 horas, as aulas serão ministradas às segundas e quartas-feiras, das 10h às 12h.
O treinamento considera a utilização prioritária dos métodos de solução consensual dos conflitos pré-processuais e judiciais descritos no Código de Processo Civil (CPC), além de normativos do CNJ, Conselho da Justiça Federal (CJF) e TRF3.
Ao todo, são 90 vagas para servidores ou conciliadores inscritos na Justiça Federal da 3ª Região, sendo 30 presenciais e 60 para a modalidade online.
Para São Paulo capital e Grande SP, será possível a participação virtual ou presencialmente. Aos conciliadores das cidades do interior de São Paulo e do estado do Mato Grosso do Sul, o curso será exclusivamente na modalidade online, em aulas síncronas.
O certificado do curso de atualização será concedido somente àqueles que obtiverem aprovação no critério de frequência e avaliação.
Programação
O curso tratará de temas como o cotidiano do conciliador na Justiça Federal, as audiências de conciliação online e o uso das ferramentas eletrônicas, a melhor redação dos termos de audiência, temas sensíveis da conciliação na Justiça Federal, modernas técnicas de comunicação, como lidar com pessoas difíceis e dilemas éticos no dia a dia dos conciliadores e mediadores.
Todas as informações sobre o treinamento estão no Edital nº 1/Gabconci.
Fonte: TRF 3ª Região