Notícias
Clipping – A Cidade On – Cartórios realizam autenticação de documentos online
Assinaturas digitais de escrituras, procurações, atas notariais, testamentos, entre outros; confira
Os cartórios de São Carlos já podem autenticar diversos documentos por meio eletrônico. O novo serviço permite a certificação online pelo site: https://cenad.e-notariado.org.br/
De acordo com o segundo tabelião de notas e protestos de São Carlos, Rubens Fabrício Barbosa, a novidade vem para complementar a digitalização de outros serviços que já vinham sendo prestados na plataforma de atos notariais eletrônicos chamada e-notariado.
Entre eles, assinaturas digitais de escrituras, procurações por videoconferência, atas notariais e testamentos, bem como separações e divórcios extrajudiciais.
Para isso, no entanto, vai ser necessário a apresentação de um documento originalmente físico, junto a algum cartório de notas para que ele seja digitalizado e autenticado. “Qualquer ato do cartório é via eletrônico, você pode fazer uma escritura por videoconferência. Um testamento, por exemplo, a pessoa doente, querendo fazer o testamento, não podia vir ao cartório, ela poderia fazer esse documento à distância. O tabelião tinha lá os requisitos, com relação a testemunhas, até para cumprir os requisitos da legislação, e era possível fazer esse documento e ele teria validade”, explicou Rubens.
Além disso, Barbosa explicou que é necessário que a pessoa leve um documento que ele possa confirmar a autenticidade. “Eu preciso ter certeza de que esse documento também é um documento original. Porque há documentos hoje em dia que já nascem eletrônicos. Você pega um documento que comprova uma operação bancária, uma ted, ou hoje o comprovante do pix etc (…) se eu conseguir verificar isso no ambiente virtual, eu autentico esse documento sem eu ter isso em papel. O RG hoje tem digital, a CNH. Agora há outros documentos que ainda permanecem físicos, então esse eu preciso dele físico para poder verificar a autenticidade do documento e extrair uma cópia autenticada”, explicou.
Segundo o Colégio Notarial do Brasil (CNB), órgão responsável por administrar o módulo da Central Notarial de Autenticação Digital (CENAD), o novo recurso torna mais rápido o envio do documento certificado para pessoas ou órgãos, além de verificar de forma segura a autenticidade do arquivo digital.
Para acessar esse serviço, o usuário deve solicitar a autenticação digital a um tabelionato de notas de sua preferência e enviar o documento por e-mail, caso o original seja digital. Se o documento a ser autenticado for físico, é necessário levar o impresso ao cartório para digitalização e autenticação. “Eu vou extrair uma cópia digitalizada. Então a antiga cópia física agora vai ser digitalizada. Eu vou fazer a cópia em um scanner, um aparelho aqui do cartório, vou subir nessa plataforma essa cópia digitalizada e vou autenticar, uma autenticação eletrônica. Eu posso gravar esse documento eletrônico em uma mídia e a pessoa leva para onde quiser”, concluiu o segundo tabelião de notas e protestos de São Carlos.
Fonte: O Cidade On