Notícias
TJ/SP: Presidência do TJ/SP alinha metas de trabalho para 2019
Secretários expõem projetos primordiais.
O presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, focado em resultados para o ano de 2019, reuniu-se, ontem (28), com os responsáveis pelos trabalhos das oito secretarias do Judiciário paulista. Ao agradecer o empenho de todos durante o ano passado, o presidente lembrou que, neste ano, a Abertura do Ano Judiciário será na quarta-feira, 6 de fevereiro, às 9h30, no Salão Nobre “Ministro Manoel da Costa Manso” e pediu que os trabalhos a serem realizados ou concluídos em 2019 sejam apressados. “Trabalhamos no serviço público, temos que estabelecer as prioridades e colocar o pé no acelerador”, comparou reconhecendo que a dinâmica burocrática não pode ser empecilho para o sucesso das ações.
A Diretoria de Planejamento Estratégico fez uma sucinta apresentação dos projetos vigentes no TJSP, principais demandantes e demandados e os benefícios do gerenciamento dos projetos que devem estar alinhados à economicidade, ao plano de gestão e à qualidade dos produtos entregues.
Cada secretário falou sobre os principais ajustes de sua área. Entre os temas, projetos de reestruturação em fase de conclusão; investimento em formação de gestores e no planejamento financeiro dos servidores; nível de informatização a ser atingido até o final da gestão, em especial ao que se refere aos prontuários e documentos de servidores; capacitação pelo sistema Moodle; alterações no fluxo de processo de trabalho e mudanças no arquivamento dos feitos (físicos e digitais), com a aquisição de nuvem de armazenamento; descarte de processos; economia com redução de envio de malotes; situação das obras parciais; padronização de gestão e demandas dos contratos; aquisição de suprimentos, controle da gestão patrimonial e disponibilidade orçamentária.
Depois da exposição dos trabalhos, o presidente Pereira Calças agradeceu a visão geral que ficou muito acentuada na reunião. “Cada um sabe o que o outro está fazendo e, aqui, foi ressaltada a conexão necessária entre nossas várias áreas.” O trabalho da Secretaria de Tecnologia da Informação foi destacado por todos os secretários já que para a consecução de seus projetos e iniciativas, necessário se faz a integração dos serviços.
Participaram da reunião os juízes assessores da Presidência Marco Fábio Morsello e Camila de Jesus Mello Gonçalves (Gabinete Civil) e Renato Hasegawa Lousano (Tecnologia, Gestão e Contratos); a advogada do TJSP Pilar Alonso Lopez Cid; os secretários Ariovaldo Tedeschi (Secretaria de Administração e Abastecimento/SAAB), Sirley Bernardes e Costa (em exercício na Secretaria da Magistratura/Sema), Patrícia Maria Landi da Silva Bastos (Secretaria de Gestão de Pessoas/SGP), Suliene Calefe dos Santos Chiconelli (Secretaria Judiciária/SJ), Elisa Mitsiko Matsuse (Secretaria de Orçamento e Finanças/SOF), Talita Mayara de Oliveira Nucci (em exercício na Secretaria da Presidência/SPr), Simone Bento (Secretaria de Primeira Instância/SPI) e Roberio Pinto Souza (Secretaria de Tecnologia da Informação/STI); os diretores Renato Yoshinobu Kuba (Diretoria de Controle Interno/DCI) e Carmen Giadans Corbillon (Diretoria de Planejamento Estratégico/Deplan) e o servidor Rodrigo Teixeira (Deplan).
Fonte: TJ/SP