Notícias

Clipping – Migalhas – Estabelecimentos penais podem ter espaço para travestis e transexuais

03-09-2018

Projeto na Câmara dos Deputados pretende garantir a segurança de travestis e transexuais presos.

O PL 9.576/18, em análise na Câmara dos Deputados, determina que os estabelecimentos prisionais ofereçam espaços específicos para travestis e transexuais, considerando a segurança e especial vulnerabilidade do grupo dentro das prisões.

A proposta prevê que a transferência de travestis e transexuais, masculinas ou femininas, para os locais específicos, ficará condicionada à expressa manifestação de vontade de cada um.

De acordo com o autor do projeto, deputado Jean Wyllys, o texto busca garantir a segurança física e psicológica dos travestis e transexuais privados de liberdade, através dos espaços onde podem ficar separados dos demais detentos.

A violência em tais estabelecimentos é, vergonhosamente, uma constante, que evolui de forma quase que epidêmica. Muito comum se mostra o descontrole dos apenados, provocando rebeliões, fugas, e atentados contra a vida dos confinados“.

As comissões de Direitos Humanos e Minorias; de Segurança Pública e Combate ao Crime Organizado; e de Constituição e Justiça e de Cidadania, da Câmara dos Deputados, analisarão a proposta, que tramita em caráter conclusivo. 

 

Fonte: Migalhas