Notícias

XLVII Encontro dos Oficiais de Registro de Imóveis do Brasil: Capital do Rio Grande do Norte já foi sede de Encontros do IRIB

Natal sediou eventos nos anos de 2002 e 2010.

10-10-2022

Natal, capital do estado do Rio Grande do Norte, já foi sede de eventos promovidos pelo Instituto de Registro Imobiliário do Brasil (IRIB). Dois deles aconteceram simultaneamente, em 2002 e outro, em 2010. Foram eles, respectivamente: o XXIX Encontro dos Oficiais de Registros de Imóveis do Brasil, o 18º Encontro Regional do IRIB e o XXXVII Encontro dos Oficiais de Registros de Imóveis do Brasil.

Agora, depois destes eventos, o IRIB retorna à Natal com o XLVII ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL, que será realizado nos dias 09 a 11/11/2022 no SERHS NATAL GRAND HOTEL & RESORT e contará com o apoio do Registro de Imóveis do Brasil (RIB) e da Associação dos Notários e Registradores do Estado do Rio Grande do Norte (ANOREG/RN).

Nos eventos realizados em junho de 2002, foram tratados temas como matrícula, usucapião coletiva, títulos judiciais no Registro de Imóveis, locação, parcelamento do solo e alienação fiduciária, dentre outros. Estes temas, de grande relevância, não poderiam deixar de ser apresentados por grandes nomes do Direito Registral Imobiliário: Maria Helena Leonel Gandolfo, Ademar Fioranelli, Gilberto Valente, João Pedro Lamana Paiva, João Baptista Galhardo e Ulysses da Silva foram apenas alguns dos grandes nomes que estiveram presentes aos eventos, compartilhando seus conhecimentos acadêmicos e sua experiência à frente de suas respectivas Serventias. Além disso, naquele ano, o IRIB lançou seus primeiros Cadernos de Prática Registral. O primeiro volume, intitulado “Matrícula – uma abordagem prática”, foi escrito por Maria Helena Leonel Gandolfo. Já o segundo volume, “Estatuto da Cidade: aspectos registrários”, teve como autores João Pedro Lamana Paiva e Tiago Machado Burtet.

Já em 2010, sob a gestão do então Presidente do Instituto, Francisco José Rezende dos Santos, o IRIB debateu temas como problemas práticos sobre o registro da hipoteca; Cédulas de Crédito no Registro de Imóveis; registro de regularização fundiária, parcelamento do solo, condomínio edilício e incorporação imobiliária; georreferenciamento e retificações, dentre outros. Participaram daquele encontro nomes como: Ulysses da Silva; João Pedro Lamana Paiva; Mário Pazutti Mezzari; Flauzilino Araújo dos Santos, além de outros grandes conhecidos do Direito Registral Imobiliário.

Todo conteúdo destes encontros podem ser acessados em alguns cliques. Isso porque, o IRIB publicou edições especiais destes eventos nos Boletins do IRIB em Revista ns. 301 e 340, os quais estão disponíveis no IRIB Academia.

É com este espírito que o IRIB retorna à Natal para celebrar o XLVII ENCONTRO DOS OFICIAIS DE REGISTRO DE IMÓVEIS DO BRASIL. Com novo formato, priorizando a troca de ideias e informações práticas, sendo marcado, também, pela proximidade, interação, acolhimento e pela retomada de laços de amizade e fraternidade, o XLVII Encontro terá como tema principal a Lei n. 14.382/2022 e as novas perspectivas do Registro de Imóveis brasileiro. Entretanto, atento às mudanças sociais ocorridas principalmente nos últimos anos, o IRIB também debaterá assuntos como boas práticas registrais, a importância da presença dos Registradores nas redes sociais e no cenário político nacional, Metaverso, LGPD, COAF…

Mais uma vez, depois de um breve intervalo em decorrência das condições sanitárias mundiais, o IRIB volta a promover seu mais tradicional Encontro, cumprindo, assim, seu papel Estatutário de promover e divulgar conhecimento na área Registral Imobiliária.

Não deixe de participar do XLVII Encontro para debater os relevantes temas que serão apresentados, além de se atualizar sobre outros assuntos relacionados à atividade registral imobiliária!

Saiba mais sobre o evento e faça sua inscrição no site oficial do XLVII Encontro.

Fonte: IRIB com informações dos organizadores.