Notícias

TRT-SP cria comissão para melhorar acessibilidade nos fóruns e varas

01-03-2015

Comissão discute como melhorar acessibilidade a fóruns e varas

O Grupo de Estudos para o Desenvolvimento da Qualidade (GEDEQ) está coordenando os trabalhos de uma comissão formada para melhorar as condições de acessibilidade de pessoas portadoras de alguma deficiência aos fóruns e Varas do Trabalho da 2ª Região.

O grupo trabalha na adequação de nossas instalações ao que prevê a legislação sobre o tema (Leis nº. 10.048/2000, 10.098/2000 e o Decreto-Lei nº. 5296/2004).

Mais que isso, é fundamental instituirmos uma nova cultura, porque ainda são poucos os que vêem a acessibilidade como uma necessidade coletiva. Afinal, até que se prove em contrário, todos estamos sujeitos ao envelhecimento, aos acidentes e às doenças.

Um dos grandes desafios dessa Comissão é mobilizar os juízes e servidores da Justiça do Trabalho da 2ª Região e o público em geral em torno da questão da acessibilidade e de novos paradigmas.

Entre outros objetivos do grupo, destacam-se a promoção de um amplo debate sobre questões referentes às pessoas com deficiência, aprimorar as políticas de Integração, estimular a discussão de conceito, valores e práticas sociais de direito à cidadania em ações imediatas e reconhecer como premissa à riqueza da diversidade como valor fundamental.