Notícias

TJ/SP: Justiça paulista empossa Hamid Charaf Bdine Júnior no cargo de desembargador

26-04-2019

Palácio da Justiça foi palco da solenidade.

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, na tarde de ontem (24), a posse solene de Hamid Charaf Bdine Júnior no posto de desembargador. Realizada no Salão do Júri do Palácio da Justiça, sede da Corte, a cerimônia foi prestigiada por dezenas de magistrados, familiares, amigos e representantes de instituições, que testemunharam a emoção e o júbilo da chegada de um novo integrante ao ápice da árdua jornada percorrida pelos magistrados paulistas.

Após Hamid Bdine prestar compromisso e ser condecorado com o Colar do Mérito Judiciário, o orador em nome da Corte, desembargador Milton Paulo de Carvalho Filho, discursou com a propriedade de alguém que conhece o empossado há 31 anos, pois foram aprovados no mesmo concurso de ingresso na Magistratura. “Hamid e eu estreitamos laços de amizade, e aos poucos passei a admirá-lo por sua alegria, seu caráter, sua capacidade jurídica, amor e respeito por sua família”, afirmou o orador. Ele descreveu a longa e vitoriosa carreira do mais novo desembargador:

Hamid Charaf Bdine Júnior – Nascido em São José do Rio Preto (SP), é bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo (USP), turma de 1984. Iniciou sua trajetória no Judiciário paulista na 12ª Circunscrição Judiciária, com sede em São Carlos, em 1988. No ano seguinte foi promovido para a Comarca de Mirandópolis e meses depois para Tupi Paulista. Lá permaneceu até 1992, quando foi promovido para a Comarca de Piracicaba, cidade em que judicou até 2004, quando chegou à 3ª Vara Cível do Foro Regional do Tatuapé. Em 2011 foi removido para o cargo de juiz auxiliar da 2ª Vara da Família e das Sucessões do Foro Regional de Pinheiros. Seu mais recente posto foi o de juiz substituto em 2º grau, que ocupou de 2012 até a ascensão ao cargo de desembargador. A vaga é decorrente da aposentadoria do desembargador Egidio Jorge Giacoia. Hamid Bdine é mestre e doutor em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e leciona na Universidade Presbiteriana Mackenzie há mais de 11 anos.

 “O doutor Hamid Bdine alcança hoje o mais alto cargo da Magistratura após uma vida dedicada à profissão, com muito trabalho, estudo e sacrifício”, declarou Milton Paulo de Carvalho Filho. “É de magistrados como ele que o Poder Judiciário necessita hoje em dia”, continuou. “Tenho a certeza de que o Tribunal de Justiça de São Paulo engrandece-se e enriquece-se mais ainda a partir de hoje com a posse do insigne desembargador Hamid Charaf Bdine Junior.”

Hamid Bdine ocupou a tribuna para manifestar sua gratidão e reconhecimento pelos familiares, amigos e colegas que o apoiaram em sua jornada. “A Magistratura exige de todos nós dedicação plena: muito estudo, muitas horas extras, muita superação de dúvidas insuperáveis e preocupação infinita com a sorte do jurisdicionado”, disse ele. “Nada disso, porém, supera a satisfação de olhar o que se passou e verificar que valeu a pena”, completou.

Emocionado, o desembargador discorreu com carinho sobre as cidades que conheceu e as pessoas que o marcaram, entre elas o presidente do TJSP, desembargador Manoel de Queiroz Pereira Calças, que forneceu informações a seu respeito quando Hamid Bdine era um jovem candidato do concurso de ingresso à Magistratura. “Obrigado a todos pelo que me proporcionaram até que eu pudesse alcançar com orgulho – que imagino que seja um orgulho permitido e bom -, o último degrau em nossa carreira.”

O presidente Pereira Calças rememorou a ocasião em que conheceu o empossado. “Foi uma honra ter sido chamado para fazer a apresentação que se exige no concurso de ingresso à Magistratura”, contou ele. “É um homem vocacionado para a Magistratura, que ao longo de sua carreira mostrou-se comprometido com o juramento feito quando aqui foi empossado”, acrescentou.  “Isso pra mim dá a sensação de certeza de que a secular história desta Corte, formada por uma falange heroica de grandes magistrados, prosseguirá, cada um levando as bandeiras que fazem da Magistratura de São Paulo a mais importante deste País”, concluiu o presidente.

Também prestigiaram a solenidade o secretário de Estado da Justiça e Cidadania, desembargador Paulo Dimas Debellis Mascaretti, representando o governador; o corregedor-geral da Justiça do Estado de São Paulo, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o presidente da Corte em 2011, desembargador José Roberto Bedran; o presidente da Seção de Direito Privado do TJSP, desembargador Gastão Toledo de Campos Mello Filho; o presidente da Seção de Direito Criminal, desembargador Fernando Antonio Torres Garcia; o desembargador Ricardo Mair Anafe, representando o presidente da Seção de Direito Público; o vice-presidente e corregedor do TRE-SP, desembargador Waldir Sebastião de Nuevo Campos Júnior; a defensora pública coordenadora do Núcleo de Segunda Instância e Tribunais Superiores, Luciana Jordão da Motta Armiliato de Carvalho, representando o defensor público-geral; o diretor da Escola Paulista da Magistratura, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; o presidente da Magiscred, desembargador Cláudio Hamilton Barbosa; o presidente da Academia Paulista de Magistrados, desembargador Luís Paulo Aliende Ribeiro; o desembargador Ruy Coppola, representando o presidente da Associação Paulista de Magistrados; o desembargador Ademir de Carvalho Benedito, ex-vice-presidente do TJSP; a procuradora de Justiça Criminal e 1ª vice-presidente da Associação Paulista do Ministério Público, Paula Castanheira Lamenza, representando o presidente; o diretor administrativo do Instituto dos Advogados de São Paulo, Diogo Leonardo Machado de Melo, representando o presidente; o vereador Laercio Trevisan Junior, da Câmara Municipal de Piracicaba; a esposa do empossado, Winifred Mary Carvalho e Silva Bdine; a mãe, Neide Bdine; os filhos, Thaís Charaf Bdine Obrist, Hamid Charaf Bdine Neto e Gabriel Charaf Bdine; desembargadores, juízes, integrantes do Ministério Público, defensores públicos, advogados, militares, familiares, amigos e servidores do Judiciário.

Mais fotos no Flickr.  

 

Fonte: TJ/SP