Notícias

TJ/SP – Mônica Salles Penna Machado é promovida ao cargo de desembargadora do TJSP

Posse administrativa foi realizada virtualmente.

30-04-2021

O Tribunal de Justiça de São Paulo promoveu, hoje (29), a posse administrativa da desembargadora Mônica Salles Penna Machado. A cerimônia virtual, transmitida ao vivo pelo canal do TJSP no YouTube, contou com a presença dos integrantes do Conselho Superior da Magistratura: o presidente da Corte paulista, desembargador Geraldo Francisco Pinheiro Franco; o vice-presidente do TJSP, desembargador Luis Soares de Mello; o corregedor-geral da Justiça, desembargador Ricardo Mair Anafe; e os presidentes das Seções, desembargadores Guilherme Gonçalves Strenger (Direito Criminal), Paulo Magalhães da Costa Coelho (Direito Público) e Dimas Rubens Fonseca (Direito Privado), além de familiares e amigos da empossada, magistrados e servidores.

Após prestar o compromisso de posse, Penna Machado agradeceu à família, equipe de gabinete, amigos e colegas magistrados “que tanto contribuíram para que este dia chegasse”. Para a desembargadora, “ser juíza é mais que ocupar um cargo: é cumprir uma missão sublime conferida por Deus a nós, seres humanos falhos, mas sempre buscando o melhor em defesa dos interesses da sociedade que diuturnamente bate às portas do Judiciário”. Ela reafirmou seu compromisso com a verdade e a justiça em seu novo cargo, destacando que o mais importante no exercício da judicatura é conservar a simplicidade, a transparência e a humildade. “Que Deus me conserve assim até que minha missão nesta Corte e na minha vida esteja plenamente cumprida.”

O desembargador Dimas Rubens Fonseca saudou a nova desembargadora e lhe deus as boas-vindas na Seção de Direito Privado. “É muito gratificante ter ao lado uma pessoa que está preparada para ocupar qualquer cadeira do nosso tribunal”, afirmou. “Seja bem-vinda a esta nova fase da carreira e agradeço sua escolha de ficar no Direito Privado.”

Ao encerrar a cerimônia, o presidente Pinheiro Franco declarou que a magistrada engrandece o TJSP. “Esteja certa Vossa Excelência de que tem, por seus méritos, a admiração e consideração de seus pares. É uma alegria recebê-la como companheira de jornada.” Pinheiro Franco afirmou que a posse da magistrada no cargo mais alto da Corte é “motivo de orgulho para os juízes de São Paulo” e que ela representa os magistrados “que bem sabem que a investidura em cargo de tamanha elevação é para que, através dele, o bem comum seja semeado na sociedade”. E referindo-se à fala da desembargadora, o presidente encerrou com uma frase de Leonardo da Vinci: “a simplicidade é o último grau da sofisticação”.

Trajetória – Mônica Salles Penna Machado nasceu na capital paulista e é bacharel em Direito pelas Faculdades Metropolitanas Unidas (FMU), turma de 1986. Ingressou na Magistratura em 1990 e foi nomeada para a 3ª Circunscrição Judiciária, com sede em Santo André. Ao longo da carreira também trabalhou nas comarcas de São Joaquim da Barra (Foro Distrital de Ipuã), Santa Bárbara D’Oeste, Suzano e Capital, tendo sido removida para o cargo de juíza substituta em 2º Grau em 2013. Assume a vaga decorrente da aposentadoria do desembargador Everaldo de Melo Colombi.

Fonte: Tribunal de Justiça de São Paulo