Notícias

Sinoreg-SP prestigia posse da nova diretoria da Anoreg-SP

25-01-2016

Na última sexta-feira (14/03), registradores, notários, representantes de entidades extrajudiciais e autoridades dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário estiveram reunidos no Buffet Torres, na região de Moema,em São Paulo, para prestigiar a cerimônia de posse da nova diretoria da Anoreg-SP. Eleita com mais de 80% dos votos, nas cinco regiões paulistas, a chapa Unificação, presidida pela registradora imobiliária Patrícia André de Camargo Ferraz, inaugura um novo tempo de força e esperança para a categoria.

Escolhida em dezembro passado, a chapa Unificação é composta por 16 membros e tem como presidente Patrícia André de Camargo Ferraz, ex-promotora pública e primeira mulher a ocupar o cargo na história da entidade. A diretoria executiva conta ainda com a presença do presidente da Arpen Brasil, José de Emygdio de Carvalho Filho, como vice-presidente, dos secretários Jussara Citroni Madaneze e Adauto Faria da Silva e dos tesoureiros George Takeda e André de Azevedo Palmeira.

Compõem ainda a nova diretoria representantes de várias especialidades, como os presidentes do Sinoreg-SP, Cláudio Marçal Freire, e da Arpen-SP, Odélio Antônio de Lima, no Conselho Fiscal, o presidente do CNB-SP, Paulo Tupinambá Vampré, como diretor de Notas, o presidente do IEPTB-SP, José Carlos Alves, como diretor de Protesto, o presidente da Arisp, Flauzilino Araújo dos Santos, como diretor de imóveis e o presidente do IETDPJ-SP, Paulo Roberto Rego, como diretor de Títulos e Documentos.

O evento foi marcado por discursos de autoridades que compuseram a mesa de convidados, entre eles o secretário de Estado do Emprego e Relações do Trabalho, Guilherme Afif Domingos, que esteve representando o governador do Estado, José Serra; o secretário especial da Desburocratização da cidade de São Paulo Rodrigo Garcia, que representou o prefeito Gilberto Kassab; o ex-presidente da Anoreg-SP, Ary José de Lima; a desembargadora federal, Dra. Vera Lúcia Agrisani, que representou o presidente do TJ-SP, Roberto Antonio Vallim Bellocchi; o juiz auxiliar da CGJ-SP, José Antonio de Paula Santos Neto, que representou o Corregedor Geral da Justiça, Dr. Ruy Pereira Camilo; o presidente da Apamagis, Henrique Nelson Calandra; o conselheiro do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Felipe Locke Cavalcanti; a gerente Regional da Secretaria do Patrimônio da União no Estado, Evangelina Pinho, representando o Governo Federal; o deputado federal José Eduardo Cardozo, representando a Câmara dos Deputados, em conjunto com o deputado Carlos Sampaio; a deputada Maria Lúcia Prandi, representando a Assembléia Legislativa do Estado; o vereador, José Américo Dias, representando a Câmara Municipal, o presidente da Associação Nacional de Pós-Graduandos Vladmir Silveira e o presidente da Anoreg-BR, Rogério Portugal Bacellar, além da nova presidente da entidade Patrícia Ferraz.

Abrindo a solenidade, o secretário Afif Domingos discursou sobre a importância da informatização dos processos para simplificar a burocracia e garantir agilidade à população. Atentou para as duas questões a serem trabalhadas em conjunto com a associação. A primeira, dar velocidade aos processos de empreendedorismo no país, reduzindo o tempo de espera no registro das empresas, e a segunda, fortalecer a atuação dos registradores civis. Domingos reconheceu o grande trabalho que vem sendo desenvolvido pelos cartórios de registro de pessoas naturais no estado, mas reforçou que em algumas regiões ainda falta uma aproximação dos cartórios com hospitais e maternidades.  “Podemos e devemos trabalhar alianças que tragam benefícios a toda população”.

Ao passar o cargo à nova presidente, Ary José de Lima alertou sobre o cuidado para a não informatização da burocracia. Assunto abordado também pelo desembargador Henrique Nelson, que falou sobre a importância de tornar os atos cada vez mais acessíveis a população, com agilidade e eficiência. Nelson citou os 55 anos da Associação Paulista de Magistrados (Apamagis) e o sucesso da parceria com o extrajudiciário.

O conselheiro do CNJ, Felipe Cavalcanti destacou as recentes reformas do Judiciário, tanto do código civil como os processos de digitalização dos serviços e as mudanças enfrentadas pelas serventias.

O valor do trabalho executado pelos cartórios foi exaltado pelo deputado federal José Eduardo Cardozo. “Por exercerem uma função pública estão limitados às barreiras do Poder Público. É uma tarefa que exige postura firme e articulada”, afirmou. O vereador José Américo Dias reforçou o papel importante dos registradores para o aperfeiçoamento da sociedade brasileira.

 

Rogério Bacellar manifestou apoio à nova direção. “Tenho certeza de que essa gestão trará muita alegria a todos os notários e registradores, tornando a classe mais unida e fortalecida, para que possamos atender a comunidade com segurança e agilidade”.

Patrícia Ferraz agradeceu o comprometimento e a dedicação de representantes de cada um dos setores públicos e comentou sobre os objetivos da nova gestão. “Somente juntos, com seriedade e competência poderemos edificar um país melhor. Nosso objetivo é oferecer à população uma prestação de serviço público de qualidade, efetividade e segurança.”

Em seu discurso, Ferraz também falou sobre a importância do selo de segurança proporcionado pelos cartórios e a continuidade e complementação dos excelentes trabalhos já desenvolvidos. Ressaltou os desafios a serem enfrentados e as novas comissões criadas em sua gestão, da desburocratização, de concursos e da integração, esta última, nomeada em homenagem a chapa concorrente, cuidará da re-inserção de todos os cartórios para as ações institucionais. “Nossa missão é a prestação de serviços a todos os associados, com atuação política para a melhoria da categoria. Construir e manter parcerias sólidas e reais em busca de um país melhor”, finalizou.

 

Composição diretoria Anoreg-SP

Patrícia André de Camargo Ferraz – Presidente

José de Emygdio de Carvalho Filho – Vice-presidente

Jussara Citroni Madaneze – 1ª Secretária

Adauto Faria da Silva – 2º Secretário

George Takeda – 1º Tesoureiro

André de Azevedo Palmeira – 2º Tesoureiro

 

Paulo Tupinambá Vampré – Diretor de Notas

Flauzilino Araújo dos Santos – Diretor de Registro de Imóveis

José Carlos Alves – Diretor de Protesto de Títulos

Rodrigo Valverde Dinamarco – Diretor de Registro Civil de Pessoas Naturais

Paulo Roberto de Carvalho Rego – Diretor de Registros de Títulos e Documen
tos e Civil de Pessoas Jurídicas

 

Lincoln Bueno Alves – Conselho Fiscal

Cláudio Marçal Freire – Conselho Fiscal

Sérgio Jacomino – Conselho Fiscal

Odélio Antonio de Lima – Suplente

Marcelo Augusto Santana de Melo – Suplente

Izaías Gomes Ferro Júnio