Notícias

Projeto Adoção Afetiva congregará 164 Cartórios paulistas

02-03-2018

Cartórios extrajudiciais, Secretária da Educação e TJ-SP unidos em prol do futuro das crianças paulistas.

As inscrições para o Projeto Adoção Afetiva foram encerradas nesta terça-feira (27.02) com grande sucesso. Ao todo 164 cartórios estão inscritos nesta iniciativa que beneficiará diversos alunos da rede pública de ensino do Estado de São Paulo.

“Nunca duvidei que a atividade notarial e registral paulista não colaboraria com o Poder Público em uma ação tão importante e social como o Projeto Adoção Afetiva. Os cartórios mais uma vez responderam um chamado da sociedade e estão de braços dados com a comunidade para contribuir com a educação do Estado”, declarou Leonardo Munari, presidente da ANOREG/SP.

O principal objetivo do Projeto é levar mais qualidade e recursos para as escolas. Desta forma, notários e registradores adotarão uma instituição de Ensino Fundamental e/ou Médio para promover atividades conjuntas em benefício da comunidade (pais e alunos), essenciais na formação de cidadãos conscientes.

O secretário da Educação do Estado de São Paulo, José Renato Nalini agradeceu os cartórios participantes. “A educação do Estado de São Paulo está muito feliz com o retorno generoso desses meus queridos amigos que são os delegatórios das atividades extrajudiciais. Eu sempre contei com essas pessoas que administram nossos interesses, conferem a segurança jurídica de nossas relações e exercem em nome do Estado uma atividade relevantíssima. Agora coma Adoção Afetiva, eles vão mais uma vez mostrar que se preocupam com o futuro do Brasil. As crianças e os jovens de São Paulo agradecem a vocês”.

Essas atividades podem ser desde reformas, palestras, cursos ligados aos temas dos serviços extrajudiciais, participação como voluntários no reforço escolar e o Programa Escola da Família e entre outras.

O 29ª Tabeliã de Notas de São Paulo foi um dos cartórios participantes do projeto piloto que envolve cinco cartórios, distribuídos em dois municípios paulistas (Ribeirão Preto e Capital). A tabeliã Priscila Lopes Agapito falou um pouco da sua experiência. “Acredito que as pessoas não fazem ideia do tamanho da importância desse projeto. A minha escola, por exemplo, são 357 crianças, então estamos impactando na vida de 357 famílias. Desde que adotei a escola eu e mais de 70 voluntários estamos conseguindo fazer várias missões bacanas como: horta, higiene bocal, teatro, oficinas de costura e culinárias, laboratório de ciência e sala de matemática e faz de conta. Conseguimos dedetização para escola e até mesmo melhorar a merenda dos alunos, então existe uma infinidade de coisas boas que podemos fazer. Além de tudo, o projeto ajuda aproximar as pessoas do cartório e melhoramos “o Brasil do manhã” como falou o doutor Nalini”, falou Agapito.

A Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (ANOREG/SP), entidade responsável pelo Projeto, orientará as unidades em relação as atividades a ser desenvolvida junto à escola.

No dia 2 de março, a Secretaria da Educação indicará as escolas de que serão beneficiadas de acordo com os cartórios inscritos, de forma a que o cartório atue junto à comunidade escolar de seu município. A entidade também viabilizará uma reunião entre o Cartório e a Direção da Escola.

No dia 20 de março, todos os cartórios, conjuntamente, promoverão o Dia Estadual da Adoção Afetiva, com ampla cobertura da imprensa e participação das autoridades estaduais e do Poder Judiciário.

Jussara Citroni Modaneze, tabeliã do 17º Tabelião de Notas da Capital e Thomas Nosch Gonçalves, registrador do Registro Civil das Pessoas Naturais e Tabelião de Notas do Distrito de Cachoeira de Emas falaram sobre o que os motivaram a aderir à iniciativa. “Com o Projeto Adoção Afetiva podemos mostrar para a sociedade que os cartórios são capazes de desenvolver algo bom, além dos atos importantes que realizamos no dia a dia da população. O melhor de tudo é que o centro da iniciativa são as nossas crianças e jovens, desta forma, vamos ajudar a transformar o futuro do País”, comentou Jussara. Já Thomas falou da relação das serventias com a comunidade. “Os cartórios já criam a primeira relação com os cidadãos no ato do registro de nascimento. Agora este laço será reforçado ainda na infância e juventude por meio do projeto. Vamos contribuir com a educação e ajudar a desenvolver uma sociedade mais justa”.

O projeto é uma parceria entre a ANOREG/SP e a Secretária da Educação, com o apoio das associações representativas da atividade extrajudicial: SINOREG/SP, ARISP, ARPENSP, CNB-SP, IEPTB/SP e IRTDPJ/SP e do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo.

Acesse www.adocaoafetivasp.com.br e conheça um pouco mais do projeto que beneficiará diversas crianças em diferentes municípios do Estado.

Conheça e compartilhe as redes sociais do projeto:

www.adocacaoafetivasp.com.br/ Facebook: adocaoafetiva/ Instagram: adocaoafetiva / Twitter: @adocaoafetiva

Fonte: Assessoria de Imprensa ANOREG/SP