Notícias

Mais da metade das empresas de segurança e gestão de risco usa certificado digital

16-04-2015

Cerca de 62% das empresas com foco em segurança da informação e gerenciamento de risco já trabalham com certificação digital no seu dia-a-dia, de acordo com dados de pesquisa divulgada pela VF Intelligence, divisão de pesquisas de mercado da Via Fórum. Para o estudo, intitulado “Pesquisa Nacional Sobre Certificação Digital”, a empresa consultou 446 empresas entre os dias 10 de janeiro e 28 de março.

Esta é a segunda edição do trabalho, que terá os resultados comparados com os da terceira edição, para a qual a coleta de informações começou no início de julho. A evolução dos números de uma pesquisa para a outra será apresentada durante o CertForum (Fórum de Certificação Digital), que acontecerá em Brasília nos dias 30 e 31 de outubro e 1° de novembro.

De acordo com o levantamento, entre as empresas que disseram usar a certificação digital, 57% aplicam a ICP-Brasil (Infra-Estrutura de Chaves Públicas Brasileira), além da intenção declarada por 33% das companhias que já usam a tecnologia de expandir seus projetos. Outras 23% afirmaram que devem iniciar ainda neste ano a implantação de certificados digitais e 12% planejam fazer isso em 2008. “Apenas 11% das empresas ouvidas declararam não ter planos para trabalhar com certificação digital”, disse o CEO da Via Fórum, Robert Janssen.

Segundo ele, quando perguntados de qual departamento partiu a demanda para a implantação de certificação digital, 32% dos executivos entrevistados responderam que a iniciativa foi tomada diretamente pela presidência da companhia.

Para Manuel Matos, presidente da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (camara-e.net), que apoiou a pesquisa, embora os índices de usabilidade da certificação digital sejam altos, eles deverão ser facilmente superados por uma larga margem na terceira edição do estudo.

A afirmação tem base na exigência da Receita Federal de que as empresas que se baseiam no lucro real entregassem suas Declarações de Informações Econômicas Fiscais da Pessoa Jurídica (DIPJ) por meio eletrônico com assinatura digital. Isso fez com que, segundo a própria Receita, 127 mil empresas tirassem seus certificados digitais até o dia 29 de junho, prazo limite.

“Os dados da pesquisa e os números da Receita mostram que a massificação da certificação digital começa a ganhar um ritmo acelerado. Isto é muito positivo porque é a única forma de garantir segurança jurídica às transações on-line e colocar o Brasil em condições de dar um salto de qualidade em prestação de serviços públicos e geração de negócios na economia digital”, conclui Matos.

Fonte : TI inside