Notícias

IBDFAM – TJSP mantém condenação de homem que tentou extorquir ex-namorada ameaçando divulgar fotos íntimas

26-01-2021

A 1ª Câmara de Direito Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo – TJSP manteve condenação de um homem pelo crime de extorsão contra a sua ex-namorada e o atual companheiro dela. A pena é de quatro anos de reclusão em regime aberto.

De acordo com os autos, o réu criou um perfil no Instagram e passou a enviar mensagens ao atual companheiro de sua ex-namorada, dizendo que tinha fotografias do casal em situações sexuais e que as divulgaria, caso o rapaz não lhe pagasse a quantia de R$ 1 mil. Posteriormente foi descoberto que o acusado obteve as imagens, pois tinha acesso ao armazenamento em nuvem da ex.

O relator do recurso destacou que, além das provas irrefutáveis do delito, a vítima e as testemunhas “se mostraram firmes ao noticiarem os fatos no inquérito policial e em Juízo, não se demonstrando a existência de qualquer indício de que elas tivessem a intenção de prejudicar o acusado, imputando-lhe falsamente crime que não cometera”.

O magistrado ressaltou que, para a consumação do crime de extorsão, não é necessário que o agente obtenha, de fato, a vantagem econômica almejada. Além disso, afirmou que a substituição da pena carcerária por pena alternativa “era mesmo inviável, por se tratar de crime cometido mediante grave ameaça à pessoa”.

Fonte: IBDFAM