Notícias

G1 SP – Comitê científico do estado de SP defende manutenção da obrigatoriedade do uso de máscara

Coordenador do grupo que assessora a gestão de João Doria (PSDB) diz que questão é discutida para o futuro, mas afirma que índices da pandemia sinalizam não ser o momento de liberação. Uma nova definição deve ser anunciada em coletiva de imprensa no dia 18.

07-10-2021

O Comitê Científico que auxilia o governo de São Paulo defendeu nesta quarta-feira (6) não ser o momento para liberar a obrigatoriedade do uso de máscaras em locais públicos no estado.

“Nós estamos avaliando a possibilidade, no futuro, não neste momento”, afirmou o coordenador do Comitê, Paulo Menezes.

A declaração foi dada durante coletiva de imprensa da gestão estadual no início da tarde e um dia após a prefeitura da capital paulista afirmar que estuda relaxar a regra a partir quinzena de outubro para ambientes externos, ou seja, áreas ao ar livre sem aglomeração.

Na avaliação de Menezes, os indicadores, embora sinalizem tendência de de estabilidade da doença no estado, exigem a proteção e o cumprimento dos protocolos sanitários.

“Hoje os números, apesar da melhora, indicam que nós ainda temos pessoas ficando com doença grave, requerendo internação, ainda temos perdas de vida e, portanto, hoje, nós devemos continuar utilizando também essa proteção, além da vacinação”, completou.

Segundo o governador João Doria (PSDB), o assunto será discutido pelo comitê científico nas próximas semanas e alterações na regra poderão ser anunciadas em coletiva de imprensa no dia 18.

Em coletivas anteriores, o govenador João Doria disse que o uso de máscaras permaneceria obrigatório, pelo menos, até o final do ano no estado de São Paulo.

Veja os últimos dados da pandemia no estado:

Mortes: O estado registra média de 111 novas mortes diárias nesta quarta; valor 11% menor em relação ao verificado há 14 dias, o que indica tendência de estabilidade.

Casos: A média diária de novos casos é de 1.515 nesta quarta

Vacinação: 59,70% da população total do estado com esquema vacinal completo: duas doses contra a Covid-19 ou vacina de dose única

Cobertura vacinal

De acordo com o governo, São Paulo chegou à marca de 60% da população total do estado com o esquema vacinal completo: com duas doses ou vacina de dose única.

Segundo dados do Vacinômetro atualizados até as 12h55, foram aplicadas 65,4 milhões de doses no estado, o que representa:

• 99,14% da população adulta com uma dose
• 77,85% da população adulta com esquema vacinal completo
• 82,55% da população total com uma dose
• 59,70% da população total com esquema vacinal completo
• Ainda há 3,8 milhões de pessoas com dose atrasada no estado

Mortes e casos

De acordo com os dados da Secretaria Estadual de Saúde, o estado de São Paulo tem média diária de 111 mortes por Covid-19 nesta quarta. O valor é 11% menor do que o verificado há 14 dias, o que representa tendência de estabilidade.

Já a média diária de novos casos confirmados é de 1.515 nesta quarta. A tendência não pode ser analisada porque o comparativo é feito com dia em que houve falha de notificação no sistema.

Internações

A taxa de ocupação de Unidades de Terapia Intensiva (UTI) está em 31,4% no estado e 39,1% na Grande São Paulo.

O número total de pacientes internados é de 4.674, sendo 2.244 em leitos de UTI e 2.430 em enfermaria.

Fonte: G1 – São Paulo