Notícias

Escócia tem primeiro casamento gay celebrado pela igreja

02-10-2017

Em junho, Igreja Episcopal votou para alterar a lei canônica e permitir que casais do mesmo sexo se casassem no templo

Peter Matthews e Alistair Dinnie foram os primeiros homossexuais a se casarem em uma igreja anglicana do Reino Unido. A cerimônia, que ocorreu no início deste mês, em Edimburgo, foi aprovada pela Igreja Episcopal Escocesa e repercutiu entre ativistas dos direitos LGBTs ao redor do mundo. Outros casamentos entre pessoas do mesmo sexo foram realizados em igrejas em Glasgow e Moray desde então.

Em junho, Igreja Episcopal votou para alterar a lei canônica e permitir que casais gays se casassem na igreja durante seu Sínodo Geral em Edimburgo. Markus Dunzkofer, reverendo da igreja, disse à BBC, que era um “privilégio e uma honra” celebrar o casamento do casal.
“Estou encantado que os dois se uniram e tiveram o casamento na igreja. O amor que eles têm um pelo outro é bastante óbvio. Ele não alimentou apenas a mim, mas a muitos membros da congregação. São membros muito ativos e solidários da igreja. Não estaríamos onde estamos sem eles”, acrescentou.

Os membros da igreja votaram para remover a cláusula doutrinária que afirmava que o casamento era uma “união de um homem e uma mulher”, substituindo-o por uma cláusula que diz que “o clero que não desejar presidir casamentos do mesmo sexo, não será obrigado a fazê-lo contra a consciência”.
O Secretário Geral da Comunhão Anglicana, por sua vez, disse que a decisão “está em desacordo com a posição da maioria de que o casamento é a união ao longo da vida de um homem e uma mulher”.
No ano passado, a Igreja Episcopal dos Estados Unidos foi suspensa de participar na tomada de decisões e impediu a representação de anglicanos em encontros com outros cristãos e grupos de fé depois que apoiou o casamento gay.

Fonte: Correio Braziliense