Notícias

Entenda qual é a importância da matrícula do imóvel 

24-05-2022

Entenda do que se trata a Matrícula do Imóvel e porque o documento é de suma importância na compra de um imóvel.

 

Em suma, a matrícula diz respeito à identificação do imóvel, de modo que este é o documento responsável por comprovar a existência do imóvel, pois nele consta informações de extrema importância e relevância, relacionadas à propriedade. 

Vale ressaltar que, ao contrário do que muitos pensam, a matrícula não é a mesma que a Escritura Pública de Compra e Venda, os documentos são distintos, importante não confundir. 

A escritura é um documento oficial que formaliza a compra e venda de um imóvel, através do registro em um Cartório de Notas, nele constará a transcrição da transferência imobiliária. A formalização é obrigatória. 

Em relação a matrícula, como já dito, é um documento de identificação do imóvel que contará com todo histórico do imóvel.

Na matrícula será possível encontrar informações como: 

Alterações de proprietários; 

Atual proprietário;

Localização; 

Metragem; 

Número de inscrição imobiliária; 

Registro anteriores, como divisão e unificação; 

Possíveis ônus, como penhora e usufruto; 

Entre outros. 

 

Sendo assim, se o bem estiver em um processo de inventário, por exemplo, informações como alienação, hipoteca e outras eventualidades, serão encontradas na matrícula. 

Além disso, a partir da matrícula que o imóvel será, de fato, propriedade do comprador. Sendo assim, assim que formalizar a transação pela escritura, não esqueça da matrícula. 

A boa notícia é que já é possível emitir a matrícula via internet, sem que seja necessário sair de casa. Atualmente, diversas páginas digitais realizam o serviço, e enviam o documento por correios ou até mesmo pelo e-mail.

 

Fonte: Jornal Contábil