Notícias

Confederação Nacional de Notários e Registradores é apresentada a parlamentares em Brasília

28-05-2017

Brasília (DF) – A Confederação Nacional dos Notários e Registradores (CNR) promoveu nesta quarta-feira (10.05) um café da manhã no salão nobre da Câmara dos Deputados, em Brasília/DF, com o objetivo de apresentar oficialmente a entidade aos parlamentares. Além dos deputados, estiveram presentes no evento registradores, e notários de todo o Brasil.

O objetivo do lançamento, foi destacar a importância da atividade extrajudicial para o desenvolvimento do País. Rogério Portugal Bacellar, presidente da CNR, citou a credibilidade dada à classe pela pesquisa realizada pelo Instituto Datafolha, classificou os cartórios como as entidades mais confiáveis do País.

“O povo confia no nosso trabalho e precisamos que os representantes do povo também confiem. É preciso estar mais perto dos deputados, para mostrar que a atividade pensa não somente em ganhar dinheiro, como pensam, mas sim em oferecer segurança. A atividade notarial e de registro já conta com uma representação expressiva. Agora, com a Confederação, somaremos esforços para termos ainda mais efetividade na defesa de nosso setor”, ressaltou Bacellar.

Estiveram presentes no evento o vice-presidente da CNR, Cláudio Marçal Freire, o diretor daCNR e representante do Estado da Paraíba (PB), Germano Carvalho Toscano de Brito, a diretora da CNR representante do Mato Grosso, Maria Aparecida Bianchin, o presidente da Anoreg/SP, Leonardo Munari de Lima, a presidente da Anoreg/BA, Marli Trindade, entre outros.

Durante a solenidade, o deputado federal, Rogério Peninha Mendonça (PMDB/SC),destacou o quanto acredita na atividade pela eficiência, bom trabalho, e honestidade. “A minha família é constituída por pessoas da atividade notarial e registral, portanto, tenho essa responsabilidade e defendo essa categoria porque acredito no bom trabalho e dedicação. Vejo a evolução da atividade no desenvolvimento da modernidade e, se todos os serviços públicos do Brasil tivessem essa qualidade, nosso País estaria muito bem”, compartilhou.

O deputado Celso Russomano (PRB/SP), ao discursar, ratificou sua dedicação aos interesses do cidadão, lutando para que todos tenham seus direitos preservados. “Quando se fala em cartório as pessoas se esquecem o quanto essa classe oferece em termos de segurança jurídica. Trabalho em defesa dos direitos do consumidor e não tem como fazer isso sem essa segurança. O que se pretende é acabar com os cartórios e registros no Brasil, mas quem garante que o imóvel é sua propriedade se ele não estiver registrado? Quem garante que o veículo é sua propriedade se não houver registro? O cartório faz isso, nos dá segurança. Nós estamos falando do que é mais importante para o cidadão: a garantia de direitos e deveres”.

Para o deputado Subtenente Gonzaga, (PDT/MG) é preciso entender e valorizar todas as classes e categorias em uma sociedade que se desenvolve melhor se tiver uma capacidade de organização. “A Confederação se coloca em um momento importante de mudanças nacionais, onde a legislação está flexibilizando a favor dos cartórios, que tem um papel importante na vida de tantas pessoas. Esta organização é fundamental e quero caminhar, conhecer e ser útil nestes processos”, declarou.

O deputado federal, Pompeu de Mattos (PDT/RS), vice-líder da minoria, reconheceu a importância da organização dos cartórios e das tecnologias que são implantadas para que a burocracia seja aliviada. “Quem não registra, não é dono. Quem não controla, não compreende, não tem segurança jurídica, e esse é o papel fundamental do País para as propriedades, documentos, registros de títulos e precisa de organização como tudo. Precisam de leis que os protejam e estou aqui com este olhar, para ajudar na consolidação do setor cartorial”.

Fonte: Assessoria de Imprensa