Notícias

CNB/SP: CNB/SP participa do lançamento da maior frente parlamentar da câmara dos deputados

11-04-2019

O presidente do Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), Andrey Guimarães Duarte, representou os notários paulistas no lançamento da Frente Parlamentar da Justiça Notarial e Registral, nessa terça-feira (dia 9 de abril). O evento aconteceu no Salão Nobre da Câmara dos Deputados e reuniu mais de 500 pessoas, entre eles notários, registradores, deputados e senadores. 

A Frente Parlamentar tem a proposta de combater a burocracia, a corrupção, a lavagem de dinheiro e fomentar a Justiça consensual, como caminho para descomprimir o Judiciário e gerar economia para os cofres públicos. 

O grupo de parlamentares federais é presidido pelo deputado Rogério Peninha Mendonça e conta com o apoio de mais de 325 parlamentares. “Acompanho há muito tempo o trabalho dos profissionais dos cartórios. E sempre senti um incômodo muito grande, até em conversas com os colegas de parlamento, sobre a visão distorcida que a maioria deles tem acerca da categoria. Depois, em conversa com alguns profissionais da área, tivemos a ideia de criar a Frente Parlamentar”, afirmou Peninha. 

Ele afirma que a principal intenção é unir forças para que exista uma troca de informação entre os profissionais e legisladores. “O nosso principal objetivo é mostrar ao Congresso Nacional, e por consequência disso, aos brasileiros, o importante trabalho feito pelos cartórios e notários do nosso País. É uma iniciativa que visa dar o valor merecido às atividades exercidas com responsabilidade e credibilidade em prol da sociedade”, explicou o parlamentar.

Tendo em vista a contribuição do setor extrajudicial no combate às práticas ilegais em transações, o deputado considera muito positiva a presença maciça das serventias em todos os distritos, municípios e comarcas. “A sociedade precisa ser esclarecida a respeito da real atuação do segmento, esta é a nossa principal bandeira. Dentro disso, claro, debater o combate à burocracia e também as formas de contribuição para desafogar o Poder Judiciário. A Frente quer ser um instrumento de difusão, de debate e de proposições sobre estas atividades”, disse. 

A intenção da Frente é manter um encontro periódico do grupo, com reuniões que ocorram pelo menos uma vez por mês, com a finalidade de definir pautas de interesse e formas de atuação.
Após a fala de inúmeros representantes das instituições do setor extrajudicial e de parlamentares que apoiam a nova frente, o presidente do CNB/SP entregou uma placa em homenagem ao deputado Peninha, além de um quadro da escritura histórica do Parque São Jorge – pertencente ao projeto Memórias Notarias da seccional paulista. “Este é um pequeno agradecimento dos notários e registradores ao senhor, que tanto faz pela classe. Apenas a luz pode afastar as trevas da ignorância. Essa frente é um farol nesse sentido e o senhor é o nosso guia. Muito obrigado”, afirmou o presidente do CNB/SP.

Andrey Guimarães Duarte ainda reiterou a satisfação dos notários em poder contar com o deputado Rogério Peninha. “Ele tem contribuído diuturnamente para criar um cenário no nosso País de maior segurança jurídica e, simultaneamente, promovendo a Justiça consensual”, declarou. 

Clique aqui para ter acesso a galeria de fotos do evento.

 

Fonte: CNB/SP