Notícias

CNB/CF: XXI Jornada do Notariado Jovem confirma Letícia Maculan como integrante da Comissão Julgadora de Trabalhos Acadêmicos

08-05-2019

O principal destaque da XXI Jornada do Notariado Jovem do Cone Sul, que ocorre durante o XXIV Congresso Notarial Brasileiro, em agosto, na Bahia, é a apresentação, discussão e premiação de trabalhos acadêmicos desenvolvido por jovens notários sobre o cenário atual do segmento. A Comissão Julgadora que irá avaliar cada trabalho já possui alguns nomes confirmados, entre eles, o da diretora da seccional de Minas Gerais do Colégio Notarial do Brasil, Letícia Franco Maculan Assumpção, convidada para avaliar as apresentações do primeiro tema “Contratualização do direito de Família, planejamento sucessório e a atividade notarial no século XXI”. Para inscrever-se no Congresso, acesse congressonotarial.com.br. O prazo para submissão de trabalhos é até 15 de julho, saiba mais aqui.

Conhecida no meio notarial pela sua participação relevante, Letícia é oficial do Cartório do Registro Civil e Notas do Distrito de Barreiro, em Belo Horizonte. É graduada em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais, pós-graduada, mestre e doutoranda em Direito. Atualmente, atua como professora e co-coordenadora da Pós-Graduação em Direito Notarial e Registral do Centro de Direito e Negócios (Cedin). É também diretora do Instituto Nacional de Direito e Cultura (Indic), onde promove cursos para a classe notarial.

“Ser avaliadora dos artigos do Notariado Jovem é muito importante. Sou grande incentivadora de criarmos uma doutrina própria sobre as Notas, sendo assim é essencial que possamos aprofundar a análise de temas sobre os quais somos especialistas, apresentando soluções para questões que têm sido discutidas na área jurídica”, afirma Letícia Maculan. “Espero que os novos doutrinadores, assim como eu, tornem-se apaixonados por escrever. Escrever é compartilhar suas ideias com o mundo. É um ato de doação e de coragem”, complementa.

Além de Letícia, estão confirmados para a comissão o vice-presidente do Conselho Federal do CNB, Filipe Andrade Lima Sá de Melo, a assessora jurídica Karin Regina Rick Rosa, a secretária executiva Daisy Ehrhardt e o tabelião e professor Itaquaquecetuba/SP,  Arthur Del Guércio.

Como participar

Na XXI Jornada do Notariado Jovem do Cone Sul são propostos dois temas para apresentação de trabalhos: 1) Contratualização do direito de Família, planejamento sucessório e a atividade notarial no século XXI e 2) Novas atribuições e tecnologia: o futuro da atividade notarial. Ambos serão avaliados pela Comissão Julgadora que será composta por pelo menos seis profissionais renomados na área.

Os melhores trabalhos (1º e 2º lugar) serão premiados e o 3º lugar leva menção honrosa do evento.  Todas as apresentações serão compartilhadas em uma publicação especial do Notariado Jovem em formato digital para a posterioridade. O regulamento completo está disponível no site do Notariado Jovem Brasileiro, nas versões em português e espanhol.

Estão convidados notários da Argentina, Paraguai, Uruguai, Bolívia, Chile, Colômbia, Costa Rica, México e Peru. Os notários podem inscrever trabalhos acadêmicos até o dia 15 de julho para apresentação e discussão, a fim de colaborar com a visão do exercício da atividade no Cone Sul.

Considerado o maior encontro de notários e tabeliães de notas do Brasil, o evento tem como objetivo discutir o relevante papel da prática notarial na contemporaneidade e a desburocratização das funções para garantir maior agilidade e transparência para a população. O XXIV Congresso Notarial do Brasil e a XXI Jornada do Notariado Jovem ocorrem entre os dias 29 de agosto e 1º de setembro, na Praia do Forte, na Bahia.

Fonte: Ascom CNB/CF