Notícias

CNB/SP localiza escritura histórica do Hospital Sírio Libanês

Um dos mais tradicionais hospitais de São Paulo completou seu centenário neste ano. Escritura daria origem ao centro médico data de 1923

21-12-2021

O ano de 2021 marca o centenário da Sociedade Beneficente de Senhoras Hospital Sírio-Libanês. Há 100 anos, um grupo de 27 senhoras da comunidade sírio-libanesa, em retribuição ao acolhimento que haviam recebido em nosso país, criou os alicerces para a construção do que, décadas depois, viria a ser um dos melhores hospitais do mundo.

Para comemorar o marco, o Colégio Notarial do Brasil – Seção São Paulo (CNB/SP), resgatou a escritura histórica de compra e venda do imóvel que daria origem à casa de saúde, hoje um dos mais importantes centros médicos do País.

O imóvel onde se encontra até hoje o Sírio Libanês, foi formalmente adquirido em 26 de maio de 1923. Na ocasião, o Hospital Syrio – Sociedade Beneficente de Senhoras, representado por sua presidente Salwa Calfat e pela tesoureira Nassiba Salem, compareceu ao Cartório de Notas da Vila Mariana, perante o tabelião José Rodrigues Machado, para formalizar a compra de um terreno na Freguesia da Bella Vista, de 17 mil quadrados, ao valor de duzentos e trinta cinco contos de reis (Rs. 235:00$000).

A iniciativa faz parte também do Memórias Notariais. Lançado oficialmente em 2016, o projeto é uma série de documentos históricos inéditos, que recontam a história de lugares e personalidades paulistas por meio das escrituras públicas arquivadas nos cartórios de notas. Em cinco anos de trabalhos, a equipe de Comunicação do CNB/SP conseguiu localizar mais de 15 documentos raros. Além do citado acima, estão entre eles: as escrituras de compra e venda da Casa Rosa das Rosas (1913), a escritura de doação de bens de Assis Chateaubriand, o Chatô, importante empresário do ramo das Comunicações entre 1940 e 1960 e uma escritura de emancipação do Santos Dumont, o pai da aviação. Destaca-se também a escritura de constituição de condomínio do Copan, um dos principais cartões postais da cidade de São Paulo.

Para visualizar e escritura, clique aqui.

Você tem uma escritura histórica arquivada em seu cartório? Mande para a gente! Encaminhe para comunicaca@cnbsp.org.br.

Fonte: CNB/SP