Notícias

Clipping – Juristas – A diferença entre assinatura digital e certificado digital

23-04-2019

Assinatura digital e certificado digital são medidas de segurança no ambiente virtual. Elas são diferentes nas formas em que são implementadas e no motivo pelo qual são implementadas. Neste artigo do blog, discutiremos a diferença entre assinaturas digitais e certificados digitais.

Por que você usaria uma assinatura digital?
As preocupações mais comuns que os indivíduos e as organizações enfrentam ao lidar com documentos digitais são a identidade daquele que os assinou. A pessoa é quem afirmou ser? Como posso verificar se a assinatura é válida e não foi falsificada? Como faço para verificar se o documento não foi adulterado? As assinaturas digitais ajudam a resolver este problema.

O que é uma assinatura digital?
Uma assinatura digital é um mecanismo usado para verificar se um determinado documento, mensagem ou transação digital é autêntico. Ele fornece ao destinatário a garantia de que a mensagem foi realmente gerada pelo remetente e não foi modificada por terceiros.

Em palavras mais técnicas, uma assinatura digital é um selo eletrônico e criptografado de autenticação em dados digitais. A assinatura confirma que a informação foi originada do signatário e não foi alterada.

Ela pode fornecer garantias adicionais de identificação acerca de origem, identidade e status, bem como reconhecer o consentimento informado do signatário. Veja alguns motivos comuns para aplicar uma assinatura digital às comunicações:
Autenticação: embora as mensagens possam incluir informações sobre a entidade que envia uma mensagem, essas informações podem não ser precisas. Assinaturas digitais podem ser usadas para autenticar a origem das mensagens. Em um contexto financeiro, por exemplo, é muito importante que se tenha alta confiança na autenticidade do remetente.

Integridade: em muitos cenários, o remetente e o destinatário de uma mensagem podem ter a necessidade de confiar que a mensagem não foi alterada durante a transmissão. Portanto, se uma mensagem for assinada digitalmente, qualquer alteração na mensagem após a assinatura a invalida.

Não-repúdio: não-repúdio, ou mais especificamente o não-repúdio da origem, é um aspecto importante das assinaturas digitais. Por essa propriedade, uma entidade que assinou algumas informações não pode, posteriormente, negar a assinatura. Da mesma forma, o acesso à chave pública não permite que uma parte fraudulenta falsifique uma assinatura válida.
As assinaturas digitais usam um formato padrão aceito, chamado Public Key Infrastructure (PKI – Infraestrutura de Chaves Públicas) , para fornecer os mais altos níveis de segurança e aceitação universal. Em muitos países , as assinaturas digitais têm o mesmo significado legal que as formas mais tradicionais de documentos assinados. As assinaturas digitais são amplamente usadas para evitar falsificar ou adulterar documentos importantes, como documentos financeiros.

O que é um certificado digital?
Certificado digital é uma espécie de identidade virtual. Ele serve para comprovar a idoneidade de uma pessoa no ambiente digital. O certificado é emitido por autoridades reconhecidas. Quando alguém solicita um certificado, a autoridade verifica a identidade do solicitante, analisa se ele atende a todos os requisitos para receber o certificado, e depois o emite. Em suma, ao ser apresentado a outras pessoas, o certificado permite a verificação da identidade de seu proprietário.

O certificado digital fornece os seguintes benefícios de segurança:
Contém informações pessoais para ajudar a identificar e rastrear o proprietário, bem como auxilia na identificação da autoridade emissora;
É emitido por uma autoridade, que pode revogar o certificado digital a qualquer momento (por exemplo, se o cartão ou token for usado indevidamente ou roubado);
Pode ser verificado para revogação, entrando em contato com a autoridade emissora;
É projetado para ser difícil de falsificar.

O uso de um certificado digital para assinar documentos

Quando o signatário usa um certificado para assinar digitalmente um documento, outras pessoas (conhecidas como partes confiantes) podem confiar na assinatura digital, porque confiam que a CA fez sua parte para garantir que o signatário corresponda à sua identidade digital.

Tecnicamente falando, a diferença entre uma assinatura digital e um certificado digital é que um certificado vincula uma assinatura digital a uma entidade, enquanto uma assinatura digital garante que os dados ou informações permaneçam seguros a partir do ponto em que foram emitidos. Em outras palavras: certificados digitais são usados para verificar a confiabilidade de uma pessoa (remetente), enquanto assinaturas digitais são usadas para verificar a confiabilidade dos dados enviados.

 

Fonte: Juristas