Notícias

Clipping – Jornal de Piracicaba – Piracicaba teve aumento de 43,5% em mortes por insuficiência respiratória

30-04-2020

Piracicaba registrou aumento de 43,55% nos casos de óbito por insuficiência respiratória de janeiro a abril deste ano, se comparado ao mesmo período de 2019, quando foram registrados 62 mortes por essa causa. Em 2020 foram 89. Os dados são do Painel da Transparência do Registro Civil na seção “painel covid registral”, que reúne informações de óbitos por doenças respiratórias.

Mortes por insuficiência respiratória podem envolver diversos fatores, mas o que chama a atenção é que esse é um dos principais sintomas de complicações da covid-19, principalmente devido à baixa testagem de casos da doença durante a pandemia no País. A recomendação da OMS (Organização Mundial de Saúde) é que sejam feitos testes em massa na população.

A SMS (Secretaria Municipal de Saúde) foi questionada pela reportagem a respeito de quantos testes Piracicaba já realizou para diagnosticar a covid-19. A pasta respondeu, por meio da assessoria de imprensa, que avaliará a possibilidade de fazer um levantamento.

Por outro lado, também se comparado janeiro a abril, Piracicaba registrou queda de 11,76% de mortes por pneumonia. No mesmo período de 2019, foram 204 óbitos. Já em 2020, 180. Pneumonia também é um dos quadros de complicações da covid-19.

Na mesma seção do Portal da Transparência do Registro Civil são registrados ainda óbitos por causas como covid-19, SRAG (síndrome respiratória aguda grave), septicemia, indeterminada e demais óbitos.

A última atualização da plataforma quando esta reportagem foi apurada ocorreu à 0h do dia 29 de abril, mas pode existir um intervalo de até 14 dias no prazo para os óbitos serem registrados no banco de dados, o que pode aumentar os números apresentados até ontem. “A família tem até 24h após o falecimento para registrar o óbito em cartório que, por sua vez, tem até cinco dias para efetuar o registro de óbito, e depois até oito dias para enviar o ato feito à Central Nacional de Informações do Registro Civil, que atualiza esta plataforma”, informa o Painel.

Na análise do pneumologista e secretário da Saúde, Pedro Mello, para afirmar com certeza o significado do aumento dos números de doenças respiratórias em 2020 seria preciso ter uma comparação da média dos últimos cinco anos e “confirmado o aumento acentuado apenas neste ano de 2020, ano da pandemia, aí sim suspeitarmos que muitos casos da doença estão sendo diagnosticados apenas como síndrome respiratória aguda grave e não como covid-19”.

“O aumento neste ano pode ser devido à pandemia de coronavírus, bem como por outras doenças respiratórias, que também apresentam quadros clínicos semelhantes aos da covid-19”, explica Mello, que também ressalta a subnotificação de casos da covid-19 em todo País.

MORTES SUSPEITAS
A reportagem do Jornal de Piracicaba questionou a Secretaria Municipal de Saúde em 29 de abril sobre a quantidade de mortes suspeitas por covid-19 na cidade. Por meio da assessoria de imprensa, a pasta respondeu que esses são “dados internos”.

Fonte: Jornal de Piracicaba