Notícias

Clipping – Jornal Contábil – Certificado Digital: Saiba quem precisa e quais são os tipos desse documento

04-09-2020

Você já ouvir falar em certificado digital? Sabe o que é, para que serve e quem pode estar fazendo sua utilização? Em tempos de diversas fraudes e falhas de segurança eletrônica é preciso tomar diversos cuidados e saber quais as melhores ferramentas para segurança de transações online.

Se você está em busca de uma ferramenta totalmente segura para garantir que suas informações pessoais, suas e ou de sua empresa, sejam enviadas pela rede sem que você fique receoso com vazamento de informações, você está no caminho certo.

Funcionando com uma assinatura digital, o certificado digital, para pessoas físicas e jurídicas, possui validade judicial, deixando a autenticidade de suas transações ainda mais seguras.

Conheça no post de hoje o que é, para que serve, vantagens, como funciona, quem pode estar utilizando e outras informações sobre tudo que você precisa saber sobre o certificado digital.

Confira!

Mas o que é um Certificado Digital?

O certificado digital, nada mais é do que uma ferramenta eletrônica, um arquivo, que funciona fazendo o papel de uma assinatura digital de seu usuário.

Possui uma validade jurídica, garantindo as transações eletrônicas e vários outros serviços realizados de forma online.

Através desta ferramenta, as pessoas, físicas e jurídicas, se identificam e podem assinar seus documentos de forma digital em qualquer lugar do mundo, sempre com segurança e agilidade.

Nos dias atuais, a certificação digital é uma das ferramentas que foram desenvolvidas a fim de oferecer ao usuário autenticidade, integridade, confidencialidade, segurança as informações trocadas.

Muitas pessoas comparam o certificado digital a uma espécie de carteira de identidade eletrônica.

Se você realiza diversas transações eletrônicas que necessitam de segurança virtual, pode apostar no certificado digital como ferramenta de segurança.

Para que serve um Certificado Digital?

A fim de ajudar diversas pessoas na questão de economia de tempo e também a diminuir a quantidade de pessoas em filas em cartórios e contabilidades foi criado o certificado digital, uma ferramenta digital que auxilia diversas pessoas na resolução de problemas de forma online e segura.

Com o certificado digital, algumas atividades realizadas presencialmente podem ser substituídas, evitando, assim, perdas de tempo e ainda economizando gastos extras.

Sempre com segurança de informações trocadas, autenticidade

São atividades presenciais que podem ser substituídas por transações online: entrega de documentos via motoboy, idas ao banco e reconhecimento de firmas.

O certificado digital consegue fornecer de forma segura as seguintes atividades para pessoas físicas e jurídicas de forma online:

Assinatura de notas fiscais, conhecimentos de transporte eletrônico (CTs-e) e manifestações do destinatário;

Assinatura e envio documentos pela internet com segurança;

Desburocratização de processos uma vez que dispensa reconhecimento de firmas, pois é tudo realizado de forma virtual;

Economia de tempo, já que os serviços são realizados pela internet;

Envio de declarações;

Garantia da validade jurídica dos documentos eletrônicos;

Realização de login em ambientes virtuais com segurança;

Realização de transações bancárias; e

Realização de transações bancárias.

Quem precisa de um Certificado Digital?

O certificado digital é livre para todas as pessoas, seja ela física ou jurídica, que desejam ter maior segurança e autenticidade em alguns determinados processos online.

Porém, para algumas pessoas o certificado digital é considerado um item obrigatório.

Para empresas, por exemplo, que necessitam emitir notas fiscais eletrônicas e também para todos que são inscritos no regime tributário de lucro presumido ou lucro real, também são exigidos o uso do certificado digital.

Já as empresas que são inscritas no simples nacional, de forma não obrigatória para a emissão de nota fiscal eletrônica não são obrigadas a possuírem o certificado digital.

Quais são os tipos de Certificados Digitais?

Atualmente temos dois tipos de certificados digitais diferentes.

Um para pessoa física e outro para jurídica.

Conheça mais um pouco sobre estas duas ferramentas de certificados digitais.

e-CNPJ – este tipo de certificado digital, funciona como um CNPJ virtual. É utilizado para emissão de nota fiscal eletrônica, obrigações acessórias e também para transmissão de escritura fiscal digital.

E-CPF: este tipo de certificado digital, funciona como um CPF virtual. É utilizado para entrega de declarações de imposto de renda e diversos outros documentos eletrônicos que necessitam de uma assinatura digital.

Em nosso país, também fazemos a utilização de duas formas para se ter o certificado digital: A1 e o A3

Certificado A1: é um dos tipos mais utilizados por empresas. O certificado A1 é um software que fica já instalado na máquina.

Funciona de forma automática enquanto você trabalha, sendo capaz de reconhecer as informações e já realizar a assinatura digital para seus processos. Precisa ser renovado a cada período de um ano. Ao fim deste período, o usuário deve renovar o seu acesso pagando uma taxa. Sua facilidade de uso é alta. É possível realizar emissões de notas fiscais eletrônicas automaticamente.

Certificado A3: é um certificado digital portátil. O certificado A3 é um hardware muito semelhante a um pen drive (quando solicitado com conexão USB) ou também um cartão de memória. Possui as mesmas funções que o certificado A1, porém não possui instalação no computador. Você só consegue autenticar os documentos se ele estiver conectado ao computador.

Fonte: Jornal Contábil