Notícias

Clipping – JC Net – Após queda, casamentos em cartório dão sinal de recuperação em Bauru

03-11-2020

Em abril, no início da pandemia, a queda de registros foi de 62%, mas houve retomada em maio, que ganhou força em setembro

Após apresentar queda de 62% em abril, no início da pandemia, os casamentos em cartório começam a dar sinais de recuperação em Bauru. Dados da Central Nacional de Informações do Registro Civil (CRC Nacional), administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), mostram que, em setembro, a cidade computou 170 registros, o maior patamar de matrimônios dos últimos seis meses, e que representou um aumento percentual de 107% em relação ao total de celebrações realizadas em abril (veja mais no quadro).

Um dos eventos mais significativos da vida civil de uma pessoa, o casamento também é carro-chefe dos serviços prestados por cartórios de registro civil. Em abril de 2019, 215 matrimônios foram contabilizados. Em 2020, no mesmo mês, o número caiu para 82, o que representou diminuição percentual de 62%. A redução abrupta já sinalizava o início de um impacto social gerado pela crise sanitária.

Os registros continuaram baixos em maio, mas uma recuperação gradual começou a ser observada e a tendência persistiu pelos meses de junho, julho e agosto.

Em setembro, os cartórios civis da cidade contabilizaram juntos 170 casamentos, recorde desde o início da pandemia. Apesar disso, o número ainda é 20% menor do que os 214 registros do mesmo mês em 2019.

Impacto

O oficial do 1.º Cartório de Registro Civil de Bauru, Ademilson Luiz Mendes Novelli sentiu no bolso os impactos causados pela queda abrupta dos matrimônios, mas também já sente a lenta recuperação.

Neste cartório, que é localizado na quadra 18 da rua Antônio Alves, uma média de 130 casamentos era realizada por mês antes da pandemia. Em setembro deste ano, 113 celebrações ocorreram, sendo este o recorde dos últimos seis meses. “Havia um medo muito grande da população no início da pandemia e o serviço caiu para mais da metade. Agora, melhorou, mas a normalidade mesmo só deve acontecer depois da vacina”, observa. “Não dispensei nenhum funcionário, mas tive que tirar do bolso para manter tudo. É complicado”, avalia Novelli.

Várias ações sanitárias visaram a retomada deste serviço em meio à pandemia. Foram determinados, por exemplo, espaçamentos entre as cerimônias ao longo do dia; permissão de entrada apenas do casal e de duas testemunhas para a realização do casamento; uso obrigatório de máscaras; uso de canetas próprias para a assinatura; e distância mínima de um metro entre os envolvidos na cerimônia.

Sonho realizado

Com viagem marcada para o Japão para março de 2021, Gabriel Violante Sartori, 23 anos e Francine Gilioli e Silva, 24 anos, decidiram não esperar mais para selar de vez a união de quase 7 anos de namoro. Eles casaram há dez dias, após meses de expectativas, em celebração realizada dentro do cartório com máscaras e distanciamento. “O receio em relação à pandemia sempre existiu, por isso esperamos estabilizar um pouco a situação na cidade e marcamos. Era isso ou teríamos que casar no Japão, aí seria complicado para a família participar”, comenta Gabriel.

Fonte: JC