Notícias

Clipping – G1 – Custos para consórcios são menores e favorece aquisição de bens e serviços

02-07-2019

O segmento registrou aumento de 24,6% em negócios no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018 

Dados da Associação Brasileira de Administradoras de Consórcios (Abac) mostram que o segmento registrou aumento de 24,6% em negócios no primeiro trimestre deste ano em comparação com o mesmo período de 2018. Quer dizer que as pessoas estão cada vez mais identificando no consórcio uma opção interessante para adquirir bens e serviços. Entre as vantagens estão os custos, inferiores aos dos financiamentos, por exemplo.

O consórcio é uma modalidade de compra parcelada e programada, sem incidência de juros, em que pessoas e/ou empresas se reúnem em grupos e contribuem, mensalmente, com quantia e em prazo determinados para que todos alcancem seus objetivos. Os participantes de um grupo contam com condições comerciais mais atrativas para adquirir uma moto, trocar o carro ou ainda comprar um imóvel, por exemplo.

“Ter um plano de consórcio estimula o consumo responsável e a disciplina em poupar recursos”, explica Orleans Cichaczewski, gerente de Desenvolvimento de Negócios do Sicoob. Segundo ele, comparado às operações normais de crédito, o consorcio se destaca com boa opção para os consumidores que possuem condições de planejar a aquisição de bens e imóveis, sem o acréscimo de juros consideráveis de uma operação de financiamento. Como o bem sai em sorteios ou quando alguém oferece um lance, a modalidade é recomendada para quem pode esperar.
No financiamento tradicional, a instituição que financia a compra do imóvel ou do veículo quita o bem e o comprador fica responsável por pagar a ela as parcelas até a quitação. “Como compensação, a pessoa paga os juros e as correções monetárias previstas no contrato. Quando não há limite de renda, os juros são mais elevados, o que compromete ainda mais o orçamento familiar”, alerta Orleans.

No consórcio, a pessoa faz parte de um grupo e pode ser contemplada por meio de sorteios ou pode dar um lance. Quem oferecer o maior valor é contemplado com a carta de crédito. Há também o lance embutido, que é a possibilidade que o consorciado tem de utilizar até 25% de sua própria carta de crédito para fazer a oferta, informa o gerente.

De acordo com Orleans, após a contemplação, a carta de crédito poderá ser utilizada para compra de automóveis novos ou usados no país, para a compra de um imóvel (urbano ou rural), para construção ou reforma de um imóvel urbano, ou ainda para quitação de um financiamento imobiliário (junto à Caixa Econômica Federal). Ou ainda para a realização de uma prestação de serviços como viagens, cirurgias plásticas, aquisição de móveis planejados, etc, respeitando sempre as regras do grupo de consórcios escolhido no momento da adesão.

O gerente ressalta que há ainda mais vantagens para quem está associado a uma cooperativa como o Sicoob. As taxas aplicadas sobre a venda são bem mais competitivas e acessíveis ao consorciado, que ainda pode contar com um atendimento consultivo e diferenciado, pois é sócio, dono de sua própria Cooperativa. “O Consórcio Sicoob possui a sua Administradora de Consórcios (Ponta Administradora de Consórcios Ltda) que atua há mais de 40 anos, sendo pioneira no mercado. O portfólio é um dos mais atualizado do mercado e conta com praticamente todas as modalidades disponíveis hoje.

 

Fonte: G1