Notícias

Clipe de rock mostra de forma bem humorada situações do dia a dia de cartórios de todo o País

25-04-2022

Equipes de serventias extrajudiciais de todo o Brasil se juntaram para tocar o que chamam de “Rock dos Cartórios”. Ao ritmo de rock n’ roll, o objetivo foi tratar de forma bem humorada de algumas das situações que ocorrem no dia a dia dos mais de 13 mil cartórios espalhados pelo País. Assista aqui.

E não falta bom humor para destacar, além dos serviços prestados, a realidade  de 120 mil pessoas que trabalham nos estabelecimentos, fora os empregos indiretos que geram.

Presentes na vida da população desde o nascimento até o óbito, os serviços de notas e registros públicos estão bastante presentes no cotidiano da população, trabalhando para prover segurança jurídica apta a evitar futuros conflitos nos negócios entabulados na sociedade. É uma espécie de seguro contra litígios.

Sistema moderno

Segundo o vice-presidente da Associação dos Titulares de Cartórios de Goiás, Rodrigo Esperança Borba, o sistema de cartórios brasileiro é bastante moderno, muito semelhante aqueles encontrados em mais de 80 países, entre eles a maioria da Europa (Espanha, Alemanha, França, Itália, etc).

Segundo destaca, todos os cartórios do Brasil prestam serviços eletrônicos pela internet. São as Centrais Eletrônicas, que se dividem por especialidade (Registro Civil, Registro de Imóveis, Tabelionato de Notas, Protestos, Registro de Títulos e Documentos e Pessoas Jurídicas). Todas estão acessíveis aqui.

Fonte: Rota Jurídica