Notícias

Certificação digital cresce em ritmo adequado

05-01-2015

por Gustavo Brigatto

Em debate no Ciab, uso de certificados tem que ser considerada não só como uma questão de segurança, mas também social

O Brasil está no rumo certo e o crescimento está acontecendo no ritmo adequado”, afirmou Volnys Bernal, do Laboratório de Sistemas Integrados da Universidade de São Paulo (LSI-USP). De acordo com ele, modelar processos para o mundo virtual, criar as aplicações e depois conscientizar os usuários a adotar a certificação leva tempo. “Além disto, a Infra-Estrutura de Chaves Públicas (ICP) só foi criada há cinco anos”, ressaltou.

Bernal admitiu, no entanto, que existe uma carência de aplicações que demandam certificação, o que não ajuda a atrair novos usuários. “Eu mesmo tenho um certificado e fico procurando na internet lugares para utilizá-lo”, comentou Luiz Henrique de Paula, auditor do banco Nossa Caixa. Para ele, o uso de certificação é muito mais que uma questão de segurança, mas também uma questão social, com a redução do uso de papel.

Segundo Francimara Teixeira Viotti, gerente-executiva de segurança do Banco do Brasil, o judiciário tem sido o grande usuário da certificação no Brasil e já existem iniciativas para que cartórios de todo o País possam fazer parcerias com Autoridades de Registro (AR) para que possam emitir os certificados. Além disso, no próximo dia 20, o Instituto Nacional de Tecnologia da Informação (ITI) realizará um evento para assinatura de convênio com entidades representativas do mundo cartorial e de registro, para que estas também possam se tornar ARs.

Com exemplos de testes feitos por todo o mundo, Gary Greenwald, diretor da área de serviços digitais do Citibank, garantiu que os processos que eliminem papel através do uso de certificados digitais são o futuro da indústria financeira, e reforçou que o Brasil está no caminho certo das iniciativas. “Nos próximos trimestres, lançaremos no Brasil novas aplicações para o público corporativo”, adiantou ao ITWeb.

Fonte: ITWeb – 13/06/2007