Notícias

Cartório 24 horas ainda é pouco procurado

16-02-2015

Em funcionamento desde o ano passado, o projeto “Cartório 24 horas” é a opção mais prática para qualquer pessoa solicitar a segunda via de certidões de casamento, nascimento, procurações e escrituras públicas de um dos cartórios que operam com o sistema. Em Roraima, apenas um oferece, mas o serviço ainda é pouco procurado.

O Estado foi o 18º do Brasil a contar com o serviço on-line. O sistema desenvolvido pela Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), em parceria com os Correios e com suporte operacional do Bradesco, proporciona comodidade, rapidez e segurança à população já que elimina o custo com desperdício de tempo e deslocamento, bem como qualquer burocracia.

Conforme a tabeliã substituta Rita de Cássia Mello Coelho, o pedido das certidões é feito pelo site www.cartorio24horas.com.br, que é recebido pela Anoreg-BR, que repassa aos cartórios. Para agilizar o pedido, é importante o requerente informar detalhes. “Como número do livro, folha, do ato que foi lavrado o documento”, disse.

O custo depende do tipo da certidão, que segue o Regimento de Custas e Emolumentos de cada Estado, da localidade e da opção de postagem (Sedex, carta registrada, E.M.S. – serviço dos Correios para entrega no exterior -, formato eletrônico ou retirada no balcão do cartório). Ao efetuar o pedido, o solicitante é informado do custo. “Esta é uma ferramenta de inovação fantástica”, frisou Rita.

A segunda via da certidão de nascimento, que no local a pessoa paga R$ 6,00, requerendo pelo Cartório 24 horas, entregue por Sedex, sairá por R$ 70,00. O pedido de certidões é feito pelo site e o pagamento do serviço é efetuado por transferência eletrônica (correntistas Bradesco) ou boleto bancário (pelo home banking ou no caixa do banco).

FÁCIL – O site do Cartório 24 horas apresenta várias facilidades para os usuários, entre elas o pedido por lote. Ao acessar o site, o solicitante informa os seus dados e depois pode solicitar certidões de várias naturezas e de diferentes cartórios do Estado no mesmo pedido.

Se vários pedidos forem de um mesmo cartório, o usuário paga apenas um valor de postagem e uma tarifa bancária pelo serviço, reduzindo significativamente seus custos. Owww.cartorio24horas.com.br conta com uma Central de Atendimento ao Usuário, pelo telefone 0800-707-1772, ou pelo e-mailfaleconosco@cartorio24horas.com.br

A Anoreg-BR reúne 21 mil cartórios distribuídos em todos os estados e municípios brasileiros. A classe de notários e registradores emprega hoje mais de 500 mil profissionais. Como objetivos do exercício de sua atividade, destacam-se a garantia de autenticidade, segurança e eficácia a todos os atos jurídicos.

A entidade é a única no país com legitimidade, pelos poderes constituídos, para representar os titulares de serviços notariais e de registro do Brasil em qualquer instância ou tribunal, operando em harmonia e cooperação direta com outras associações congêneres.

 

Fonte: Anoreg Br