Notícias

Cartórios de Registro Civil cumprem requisitos do ODS 13 no combate à mudança do clima

29-01-2021

Entre as metas da Agenda 2030, aplicadas ao Brasil, estão ações educativas para conscientizar pessoas e instituições sobre a mitigação, adaptação, redução e alerta precoce

Combater a mudança do clima e seus impactos por meio de medidas urgentes é a meta estabelecida no décimo terceiro Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS), implementada pela agenda internacional da Organização das Nações Unidas (ONU), com prazo até 2030 (Agenda 2030).

Entre as metas criadas para o ODS 13 aplicadas ao Brasil, estão ações educativas para conscientizar pessoas e instituições sobre a mitigação, adaptação, redução e alerta precoce sobre a mudança de clima. E, além disso, integrar e implementar a Política Nacional sobre Mudança de Clima (PNMC) às políticas, estratégias e planejamentos nacionais.

Nesse contexto, os Cartórios de Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoas Jurídicas atuam junto de empresas que registram os planos de mitigação, adaptação, redução de impactos e alerta antecipado ligados à mudança do clima planetário. No Brasil, a Central Nacional de Registro de Títulos e Documentos e de Registro Civil de Pessoas Jurídicas (Central RTDPJ) realiza esses registros por meio de uma plataforma eletrônica, intermediando desde a solicitação até o processo final de emissão do registro por parte dos cartórios.

Além disso, as serventias, de maneira geral, incentivam práticas em suas unidades, divulgando informações e a realizando ações de conscientização ambiental nos âmbitos individual e coletivo. Aplicando ações simples de consumo consciente, tais como; optar por arquivos digitais evitando assim impressões, separando o lixo reciclável e o direcionando para cooperativas e centros de reciclagem, evitando o uso de copos de plástico e optar por vidro ou retornáveis. Desta forma, incentivando e proporcionando mudanças de comportamentos em cada pessoa, reverberando em ações positivas e efetivas na sociedade.

Conscientização em prol da mudança

O projeto Cartórios 2030, da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR), tem o intuito de promover conscientização e incentivar a criação de ações praticas implementadas nos cartórios extrajudiciais brasileiros junto a Agenda Global até 2030.

Para auxiliar nessa empreitada, foi criado um site oficial com explicações sobre a Agenda 2030 e cada um dos 17 ODS por meio de textos, vídeos e fotos, com foco nas atividades e mudanças que podem ser implementadas pelo setor extrajudicial.

Acesse, realize e compartilhe.

#AnoregBR #Agenda2030 #ODS13 #CombateAMudançaGlobalDoClima