Notícias

Asfor Rocha é confirmado como corregedor do CNJ

29-11-2014

O Senado Federal confirmou ontem o nome de Cezar Asfor Rocha para o cargo de corregedor do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). O ministro do Superior Tribunal de Justiça (STJ) foi aprovado na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e no plenário, se transformando no primeiro nome já confirmado para o segundo mandado do conselho, que começa em 14 de junho. A indicação depende agora apenas de sanção presidencial.

Cezar Asfor Rocha foi corregedor-geral do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) até abril deste ano e já ocupou o cargo de coordenador do Conselho da Justiça Federal (CJF). Na corregedoria do CNJ, terá a função de zelar pela conduta disciplinar dos juízes brasileiros, enfrentando casos como venda de sentenças, engavetamento de processos ou favorecimento pessoal. A corregedoria responde por quase metade da movimentação processual do CNJ – recebeu 1,5 mil processos até o início de 2007.

Outros oito nomes já foram indicados para o CNJ, faltando o crivo do Senado. Pela Justiça Federal foram indicados o desembargador Marian Gonçalves Maia Júnior e o juiz Jorge Maurique. O Tribunal Superior do Trabalho (TST) indicou o ministro Gelson de Azevedo e os juízes Altino Pedozo dos Santos e Antônio Humberto de Souza Júnior. A Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) reconduziu o conselheiro Paulo Lôbo e indicou o advogado carioca Técio Lins e Silva. Faltam as indicações da Câmara dos Deputados, Senado, Ministério Público e Supremo Tribunal Federal (STF).

Fonte:http://www.valoreconomico.com.br