Notícias

Arpen-SP promoverá Workshops sobre Certiticação Digital em todo o Estado

29-04-2015

Registradores Civis de todo o Estado de São Paulo poderão conhecer a nova atividade

Com o objetivo de inserir definitivamente os Registradores Civis de Pessoas Naturais de todo o Estado de São Paulo no mundo da certificação digital e prepará-los para a nova atribuição que em breve deve ser delegada à atividade, a Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen-SP) preparou um completo cronograma de Workshops que tem como principal objetivo levar a discussão desta nova atribuição a todos os quadrantes do Estado.

A palestra, voltada exclusivamente para o segmento cartorário, foi realizada no final do mês de junho na Capital paulista e abrangeu apenas os cartórios da Capital, que darão o primeiro passo neste novo serviço. Cerca de 200 pessoas lotaram o auditório da Casa de Portugal, no centro da Capital, para acompanhar a palestra desenvolvida pela consultora Patrícia Paiva, da equipe tecnológica coordenada pelo consultor e presidente da Câmara e-net, Manuel Mattos.

Os eventos serão gratuitos e terão a duração de quatro horas, onde demonstrará quais são as aplicabilidades do novo serviço na rotina e no dia a dia da especialidade do Registro Civil. “Fizemos algumas adequações em relação à primeira apresentação e creio que novamente teremos platéia cheia para acompanhar este assunto, que é o futuro da atividade cartorária”, explicou a consultora Patrícia Paiva.

“Esta é uma oportunidade única para o registrador civil do Estado de São Paulo conhecer tudo o que precisa saber sobre a certificação digital, esclarecer suas dúvidas sobre a aplicabilidade deste serviço no cartório e vislumbrar uma nova realidade para a nossa função”, explica o presidente da Arpen-SP, Antônio Guedes Netto, que trabalhou pela entrada do Registro Civil no novo mundo digital.

O presidente da Arpen-SP, Antônio Guedes Netto ainda alerta para a importância da certificação digital: “É um fato consumado. Precisamos reinventar para não sermos substituídos. É também a oportunidade que temos de entrar no mundo digital pela porta da frente. Cabe a nós sabermos trilhar esse caminho”, explicou.

Nos workshops serão apresentadas a cadeia da certificação digital, o papel do Instituto de Tecnologia da Informação (ITI), do ICP-Brasil, das ACs, ARs e também das instalações técnicas, às quais possibilitarão aos cartório fazer a identificação das pessoas e a emissão dos certificados digitais para os seus usuários em suas respectivas cidades.

Nos últimos meses a Arpen-SP passou por uma série de auditorias internas que validaram a entrada da associação dos registradores de pessoas naturais no mundo digital, por meio da autorização da criação da AR-ARPEN-SP, cujo processo final se encontra em Brasília-DF à espera de sua publicação no Diário Oficial.

Portanto, é chegada a hora da entrada dos cartórios no mundo digital. Participe do Workshop e conheça o futuro do serviço registral brasileiro, suas novas funções e aplicabilidades. As inscrições já estão abertas.

Cronograma – Workshops sobre Certificação Digital

Data – Local

01 / 09 – Campinas

15 / 09 – Santo André

22 / 09 – Ribeirão Preto

29 / 09 – Araçatuba

20 / 10 – São José dos Campos

27 / 10 – Marília

10 / 11 – Registro

24 / 11 – Sorocaba

Investimento: Gratuito.

Inscrições: Arpen-SP – (11) 3293-1533 – com Irene

Vagas limitadas e reservas antecipadas