Notícias

Arpen/SP lança Banco da Jurisprudência para localizar decisões da área

10-06-2022

A Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP) lança para seus associados o “Banco da Jurisprudência”, um serviço que permite se localizar decisões, principalmente as administrativas, relativas aos atos praticados pelos registradores civis.

Para Júlia Mota, 2ª secretária da Arpen/SP e titular do 42º Cartório de Jabaquara, na capital paulista, “agora os associados terão uma base de dados própria só com assuntos relacionados ao seu dia a dia, em vez de ficarem buscando em vários sites decisões a respeito de um caso específico na serventia”.

Mota conta ainda que a ideia de se criar o novo serviço partiu da necessidade de se localizar decisões da área do registro civil. “O projeto se iniciou lá atrás, antes da pandemia, com a participação de vários associados que ficaram responsáveis por triar as decisões dos últimos 20 anos, sob a coordenação da Érica Barbosa, oficial do Registro Civil da Vila Guilherme, e foi finalizado agora com a inserção das decisões no site.”

A nova utilidade, já disponível na área do Associado do site da Arpen/SP, é mais um serviço criado pela Associação a partir de demandas e interesses da classe. “A Arpen/SP é vital aos registradores paulistas e ao público em geral, sendo inspiração para a adoção de inúmeras práticas em outros Estados da Federação”, conta Rodrigo Pacheco Fernandes, titular do 2º Cartório de Botucatu, no interior de São Paulo.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Arpen/SP