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Anoreg/SP destaca Qualidade e Campanha de Comunicação no Curso de Iniciação na EPM

10-02-2020

Na última quinta-feira (06.02), os aprovados no 11º Concurso Público Provas e Títulos para a Outorga de Delegações de Notas e de Registro do Estado de São Paulo participaram do primeiro dia do Curso de Iniciação na Atividade Registral e Notarial do Estado de São Paulo. O evento aconteceu na Escola Paulista da Magistratura, no centro de São Paulo.

A formação tem o objetivo de fornecer bases de conhecimento sobre a estrutura jurídica, os principais procedimentos práticos nas atividades das serventias extrajudiciais, e favorecer o estreitamento de vínculos com o Poder Judiciário. Dentre as atividades previstas na programação estava a mesa “Administração, recursos humanos e gerenciamento econômico e financeiro das serventias extrajudiciais. Atendimento ao Público e qualidade do serviço”, conduzida presidente da Associação dos Notários e Registradores do Estado de São Paulo (Anoreg/SP), Giselle Dias Rodrigues Oliveira de Barros, e pela tabeliã de notas em São José dos Campos, Laura Vissoto.

Na abertura da apresentação, Laura Vissoto apresentou os pontos que considera mais importantes para que o cartório seja um lugar agradável e, ao mesmo tempo, cumpra sua principal missão, de fornecer um serviço de qualidade para a população. “Qualidade é um direito do usuário e é o dever de todos prestar um atendimento eficiente e de qualidade. Esse tipo de serviço é fornecido respeitando processos organizados, tendo pessoas bem treinadas para atender os usuários e instalações adequadas e bem equipadas, com monitoramento. Liderança comprometida com a qualidade auxilia o fortalecimento institucional”, disse Vissoto.

Ao longo da atividade, foram apresentados materiais, dicas e conselhos oferecidos pelas palestrantes, com o intuito de auxiliar os novos titulares a compreender a concepção de serviços de qualidade que englobam tanto as estruturas físicas das serventias, quanto a execução serviços – passando também por boas práticas de comunicação com a população, a fim de consolidar as práticas dentro dos cartórios.

“É importante monitorar a percepção do usuário, porque você precisa pensar nele como o cliente de uma vida e não de apenas um ato. Muitas vezes, ele vai, faz um ato gratuito, mas quando ele for fazer um ato pago ele vai lembrar de você, porque ele foi bem atendido no seu cartório”, completou Laura Vissoto.

Na sequencia, Giselle Dias Rodrigues Oliveira de Barros, presidente da Anoreg/SP e do Colégio Notarial do Brasil, tratou da responsabilidade dos novos titulares perante a população que irão atender. “Mudar a visão que as pessoas têm sobre os cartórios depende de cada um de nós. As pessoas podem continuar achando que é burocrático, mas velho, arcaico e obsoleto, nunca. As pessoas podem achar que é burocrático, mas dificultador e dispensável, não”, analisou Oliveira de Barros.

A partir desse ponto, Giselle apresentou aos presentes a campanha “Cartórios: Quem Protege Você”. Além de um resumo do que se trata a iniciativa, foram mostrados dados, pesquisas, peças publicitárias, spots e vídeos cujo foco foi apresentar a visão prévia, que parte da população tem sobre os cartórios e a necessidade da “construção de uma nova cultura” por parte dos cartórios, com um serviço de qualidade e boa administração.

“Trata-se de uma campanha de união com as entidades extrajudiciais de São Paulo com o objetivo de criar um movimento de mudança de percepção sobre os serviços dos cartórios por parte dos usuários e das pessoas de maneia geral”, pontuou Giselle.