Notícias

Anoreg/BR inaugura Escola, Museu e Biblioteca em posse de sua nova Diretoria

15-09-2022

Brasília (DF) – A cerimônia de posse da nova diretoria eleita da Associação dos Notários e Registradores do Brasil (Anoreg/BR) marcou também a inauguração oficial da sede da Escola Nacional de Notários e Registradores (ENNOR), da Biblioteca da entidade e do Museu Nacional de Notários e Registradores, de forma simultânea na noite desta quarta-feira (14.09), em Brasília (DF).

Ao lado dos do presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJ/DFT), desembargador José Cruz Macedo, do vice-presidente do Superior Tribunal Militar (STM), ministro Péricles Aurélio Lima de Queiroz, e da ex-conselheira do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), Maria Tereza Uille Gomes, o presidente eleito, Rogério Portugal Bacellar, inaugurou os espaços que estarão abertos a notários e registradores de todo o país. “Atendemos a uma demanda do Ministério da Educação (MEC) e também estamos valorizando a história de nossa atividade”, disse no ato de inauguração.

O espaço, denominado “Antônio Soares Penteado”, homenageia um importante nome da atividade notarial e registral brasileira, que esteve presente em momentos cruciais do segmento, com a Assembleia Nacional Constituinte, e profundo conhecedor e estudioso da prática diária e jurídica. “Uma homenagem justa a um dos maiores nomes de nossa história e valoroso colega que tanto batalhou por nossa classe”, comentou o presidente.

No espaço destinado ao Museu Nacional de Notários e Registradores se encontram máquinas antigas, utilizadas por cartórios ao longo de seu mais de um século de atividades no Brasil, documentos históricos de leis, normas e fundações, além de registros históricos de pessoas que marcaram época no país ou que simbolizaram momentos icônicos da trajetória nacional, como a República e o Império.

Já a Escola Nacional de Notários e Registradores (ENNOR) conta com uma ampla sala de aula, com capacidade para mais de 50 alunos e que receberá treinamentos presenciais constantes promovidos pela entidade. A seu lado, e também ao lado do Museu Nacional, se encontram dois espaços voltados à literatura extrajudicial, com a possibilidade de consultas de obras em meio físico e também digital.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Anoreg/BR