Notícias

Anoreg-BR – Cerimônia nacional do PQTA 2021 premia 147 Cartórios em celebração virtual

Evento contou com a participação de mais de dois mil telespectadores que acompanharam a cerimônia de premiação na noite desta quinta-feira.

26-11-2021

A noite de 25 de novembro foi de grande festa para a Associação de Notários e Registradores do Brasil (Anoreg-BR), que premiou os melhores cartórios do Brasil na cerimônia de premiação nacional na 17ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg 2021 – PQTA.

Ao todo no PQTA 2021 teve 162 cartórios inscritos e foram premiados 147 cartórios nas categorias Bronze, Prata, Ouro, Diamante, Rubi Master e Rubi Evolução.

O evento que aconteceu de maneira on-line através do canal do Youtube da Anoreg- BR contou com a participação de mais de dois mil telespectadores, e ainda com a participação de diversas autoridades como Claudio Marçal Freire, presidente da Anoreg/BR; Maria Aparecida Bianchin Pacheco, diretora de qualidade da Anoreg/BR; Alessandra Gaspar Costa, diretora da Apcer Brasil; Soraya Thronicke, senadora da República – (PSL/MS); Marcelo Ramos, deputado federal e 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados (PL/AM); Daniel Marchionatti Barbosa – juiz auxiliar da Corregedoria Nacional da Justiça; Márcio Evangelista Ferreira da Silva, juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e professor da UniCeub; Fernanda Castro, superintendente da Anoreg/BR; Tiago Angelis, economista banco Bradesco e os presidentes das Anoregs Estaduais e Institutos Membros.

O presidente da Anoreg-BR, Claudio Marçal Freire, abriu o evento citando a evolução no trabalho das serventias extrajudiciais diante da pandemia causada pelo Covid-19 e ainda ressaltou a importância dos trabalhos de notários e registradores. “Essenciais em todos os momentos da crise sanitária, notários e registradores brasileiros estiveram ao lado da sociedade em todo este período. Sem fechar as portas e sem deixar de atender à população, realizaram uma transformação interna silenciosa, que redundou na migração quase completa de seus serviços digitais, com algumas atribuições com serviços 100% em formato eletrônico”, disse.

“O pioneirismo com que esta inovação se deu, só foi possível em razão de contarmos com unidades modelos, diferenciadas em termos de gestão, processos e qualificação, e que foram o norte no qual todos os demais se espalharam para seguir os passos nesta transformação digital. Grande parte destes Cartórios de Notas e de Registro, espelhos para os demais, estão sendo premiados nesta noite, na cerimônia nacional da Qualidade da Anoreg/BR”, completou Marçal em relação aos premiados.

A diretora de Qualidade da Anoreg-BR, Maria Aparecida Bianchin, que muito trabalhou para que este momento se concretizasse de uma forma espetacular, se disse honrada em conduzir o prêmio. “É uma grande honra para mim, motivo de muito orgulho, conduzir um prêmio que está na 17ª edição que vem se consolidando ao longo desse período com uma marca muito forte da nossa classe”, disse a diretora Maria Aparecida.

As auditorias realizadas nos cartórios participantes do PQTA foram feitas pela Apcer Brasil. A diretora da entidade, Alessandra Gaspar Costa, explicou, em sua fala, como funcionam as auditorias e ainda disse sobre o PQTA ser referência na área do extrajudicial. “Hoje nós podemos dizer com toda convicção que o PQTA, prêmio da Anoreg-BR, é sem dúvida a referência dos serviços notariais e registrais do Brasil”, disse.

Para a senadora da República, Soraya Thronicke (PSL/MS), a premiação é muito importante, pois incentiva ainda mais tabeliães e oficiais de registro. “É muito importante essa premiação, porque ela incentiva ainda mais os tabeliães e oficiais de registro a se aprimorarem prestando serviço de qualidade e presteza para toda a nossa sociedade. Os reflexos são evidentes nas administrações dos ofícios que hoje apresentam uma gestão mais moderna, utilizando os novos recursos disponibilizados pela era digital”, explanou a senadora sobre a mudança ocorrida nos cartórios.

Daniel Marchionatti Barbosa, juiz auxiliar da Corregedoria Nacional da Justiça, também participou do evento e falou sobre o orgulho do CNJ de participar do PQTA. “A Corregedoria Nacional de Justiça se sente orgulhosa em participar dessa 17ª edição do Prêmio de Qualidade Total Anoreg-BR. É um prêmio que já atravessou várias gestões da Corregedoria e eu tenho certeza de que ainda sobreviverá muito depois da passagem da gestão atual, prêmio que se consolida e que vem cumprir uma importante missão, relatou.

O juiz do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios e professor da UniCeub, Márcio Evangelista Ferreira da Silva, disse em seu discurso sobre o privilégio de estar presente. “É um privilégio estar aqui com vocês, principalmente numa cerimonia tão linda como hoje”, falou.

O Bradesco, um dos patrocinadores do evento, enviou seu economista, Tiago Angelis, para falar sobre a economia neste período de pandemia e também para o próximo ano. “É pensar um pouco o que de importante ficou de toda essa pandemia. O mundo sai com uma economia global crescendo no ritmo dos últimos 40 anos, isso vai acontecer agora no ano de 2021 e ainda no ano de 2021”, explicou sobre a economia mundial.

O presidente do Superior Tribunal de Justiça (STJ), ministro Humberto Martins, participou da cerimônia e falou da satisfação em participar do evento. “É com grande satisfação que hoje participo da abertura solene do Prêmio de Qualidade Total Anoreg e do Prêmio Nacional das Anoregs, que tem como objetivo premiar os serviços notariais e de registro de todo o país e as Anoregs Estaduais que atendam aos requisitos de excelência e qualidade na gestão organizacional e na prestação de serviço com maior qualidade, eficiência e segurança para a sociedade brasileira”, explanou o ministro através de um vídeo enviado.

Quem também não esteve presente, mas enviou vídeo de participação foi o desembargador Marcelo Berthe, responsável pela coordenadoria de Gestão de Serviços Notariais e de Registro do Conselho Nacional de Justiça. “Esse prêmio tem se revelado nas últimas edições, mas especialmente nesta edição, porque ele buscou uma forma um pouco diferente, regionalizou – se”, disse sobre o novo formato de premiação do PQTA.

O deputado federal e 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados (PL/AM), Marcelo Ramos, destacou a importância dos cartórios no dia a dia das pessoas. “Nós estamos falando de algo que está presente em nossas vidas, que dá legitimidade, dá existência jurídico-civil para a existência, para a união afetiva e para o sonho da casa própria, portanto nós precisamos cada vez mais valorizar esse segmento”, disse o deputado.

A última a discursar foi a juíza auxiliar da Corregedoria Nacional de Justiça, Maria Paula Rossi, que falou sobre a mudança apresentada pelas serventias durante a pandemia. “Esse evento traz luz matemática de grade relevância com medidas de gestão complementada sobre diversos aspectos nas serventias no período pós pandemia de Covid-19”, disse a juíza auxiliar.

Durante o evento houve momentos de muita emoção procedidos pela superintendente da Anoreg/BR, Fernanda Castro, com homenagens belíssimas ao responsável pelo departamento jurídico da Associação, Augusto Henrique Nardelli, que faleceu recentemente, e outra homenagem para o trabalho impecável da diretora de Qualidade da Anoreg-BR, Maria Aparecida Bianchin Pacheco.

Fonte: Assessoria de Comunicação Anoreg-BR