Notícias

AL/SP – Parlamento paulista inaugura ano legislativo de 2021 e recebe mensagem do governador

03-02-2021

Documento foi entregue ao presidente da Alesp pelo secretário-chefe da Casa Civil

Em sessão presencial realizada nesta segunda-feira (1°/2), no plenário Juscelino Kubitschek, o Parlamento paulista deu início à terceira sessão legislativa da 19° Legislatura. O presidente da Casa, deputado Cauê Macris, conduziu o encontro ao lado dos membros da Mesa Diretora, Enio Tatto e Milton Leite Filho, e do secretário-chefe da Casa Civil, Antônio Carlos Rizeque Malufe, que representou o governador João Doria na ocasião.

A sessão inaugural de cada ano é marcada pelo recebimento da mensagem do governador, como prevê a Constituição Estadual, com conteúdo que trata da situação do Estado e aponta medidas de interesse do governo.

Também foram relatadas atividades desenvolvidas pelo Executivo no ano anterior. De acordo com o documento lido pelo 1° secretário da Alesp, deputado Enio Tatto, R$ 4,9 bilhões de recursos públicos foram investidos na área da saúde, para o combate à pandemia, até julho de 2020, sendo R$ 2,7 bilhões de origem estadual, o que “permitiu ações sem precedentes como mais que dobrar o número de leitos de UTI em tempo recorde”.

A mensagem apresentou ações como a compra de respiradores e insumos, abertura de hospitais, contratação de profissionais da saúde e o fechamento de serviços não essenciais: “Segundo especialistas do Centro de Contingência, a etapa mais restritiva, de março a maio, foi imprescindível para salvar pelo menos 65 mil vidas e evitar que 1 milhão de pessoas fossem infectadas pelo coronavírus”. O Executivo ressaltou ainda o fato de que “em São Paulo, nenhum paciente moderado e grave de Covid-19 ficou sem tratamento”.

Expectativa

Para 2021, o 2° secretário da Alesp, Milton Leite Filho, espera “a continuidade dos bons trabalhos que não só o governo do Estado de São Paulo, mas a Mesa Diretora e todos os deputados vêm fazendo ao longo desses dois anos”. Já ao analisar as dificuldades da população, principalmente daqueles cidadãos que perderam os empregos e necessitam de auxílio, Tatto avalia que, nesse ano, o Legislativo deverá debater o tema, “chamar audiências públicas e cobrar o governo João Doria para que tenha mais sensibilidade e atenda essas pessoas e famílias mais necessitadas”.

O presidente da Casa aproveitou a sessão para cumprimentar os deputados Murilo Felix (PODE) e Edson Giriboni (PV), que tomaram posse no início do ano em decorrência da eleição dos ex-parlamentares Aprigio (PODE) e Ed Thomas (PSB) para as prefeituras de Taboão da Serra e Presidente Prudente, respectivamente. Ele também felicitou o aniversariante da data, deputado Tenente Nascimento (PSL).

Ao final do encontro, a primeira sessão ordinária de 2021 foi convocada para às 14h30 da próxima terça-feira (2/2).

Fonte: Assembleia Legislativa de São Paulo